sábado, 29 de janeiro de 2011

NOVA LEGISLATURA:Deputado confirma mudanças em comissões

Clique para Ampliar
Roberto Cláudio adotou um tom de cautela quando questionado
sobre a convocação dos suplentes FOTO: ALANA ANDRADE
 O deputado Roberto Cláudio (PSB), escolhido pelo partido como candidato a ser o novo presidente da Assembleia Legislativa, confirmou que quando assumir o cargo, pretende fazer uma reorganização de algumas comissões, assim também como a mudança de nomenclaturas. Alguns deputados já haviam antecipado essa intenção de Roberto Cláudio, contudo o candidato a presidente do Poder Legislativo disse que vem evitando manifestar decisões administrativas.
Isso ocorrerá somente dia primeiro de fevereiro, quando os deputados eleitos iniciam uma nova legislatura. Roberto Cláudio pondera que muitas das mudanças que estuda implementar na Casa só serão anunciadas após seu nome ser acatado por todos os parlamentares como presidente do Legislativo cearense.
Pretensões
Ele não esconde que pretende fazer mudanças nas comissões técnicas da Assembleia, porém não adianta o que está planejando. Mas conforme os deputados, algumas sugestões já foram dadas e estão sendo estudadas. Segundo o deputado eleito, Paulo Facó (PT do B), a Comissão de Educação, Cultura e Desporto poderá ser separada, dissociando o tema Educação da Cultura e Desporto.
Já o deputado Dedé Teixeira (PT) sugeriu a Roberto Cláudio a criação da Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minerais e Pesca. Atualmente a Casa possui a Comissão de Agropecuária, Recursos Hídricos e Minerais. Para Dedé Teixeira, uma possibilidade seria formar apenas um colegiado para debater Agricultura e Agropecuária.
A deputada Rachel Marques (PT) também aposta na criação de novos colegiados, argumentando que a Assembleia precisa discutir mais o esporte, até pelo fato de que seremos sede da Copa de 2014 e o Governo do Estado já está tratando disso, tendo enviado mensagem aprovada na Casa, que criou a Secretaria Especial da Copa de 2014.

Suplentes
Questionado sobre a convocação dos suplentes, se serão chamados os da coligação ou do partido, como definiu a última decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), Roberto Cláudio ponderou que até o momento o único entendimento da Assembleia em relação ao assunto foi o tomado pelo atual presidente da Casa, deputado Francisco Caminha (PHS) que chamou os suplentes da coligação.
O deputado explicou que a decisão a ser tomada sobre o caso, para a próxima legislatura, só poderá ser discutida após a formação dos membros da Mesa. Uma posição que deve ser ágil, pois assim que o recesso terminar os seis deputados chamados para assumirem cargos no primeiro escalão do Executivo (Nelson Martins, Camilo Santana, Francisco Pinheiro, Mauro Filho, Ivo Gomes e Gony Arruda) deverão se licenciar e os suplentes convocados.

Cargos
Em relação aos cargos tanto nas comissões, quanto na Mesa Diretora, o que motivou o encontro de Roberto Cláudio com os parlamentares e blocos partidários, ele informou que ontem realizou a última reunião com o grupo formado pelo PMDB, PRP, PTN e PSDC. O candidato do PSB à Presidência da Casa pontua que vem recebendo sugestões, ideias e acolhendo as reivindicações pelos espaços na Casa. Contudo, o parlamentar dizia que nada estava fechado.
Ontem pela manhã, na própria Assembleia, a bancada do PSDB se reuniu com Roberto Cláudio para formalizar o apoio ao candidato do PSB a presidente, além de ratificar as indicações de João Jaime e Téo Menezes para 3ª e 4ª secretarias, respectivamente, bem como os nomes de Osmar Baquit e Fernando Hugo para presidirem as comissões de Orçamento e Defesa do Consumidor, nesta ordem.
Os lugares acertados para a futura Mesa Diretora são Roberto Cláudio na presidência, José Sarto na primeira vice-presidência e José Albuquerque na primeira secretaria, todos do PSB. A segunda vice-presidência está destinada a Tin Gomes (PHS). 3ª e 4ª secretarias com o PSDB, conforme abordado acima. O único cargo em aberto na Mesa Diretora é a 2ª Secretaria, que poderá ser entregue a Neto Nunes (PMDB), mas que depende de decisão de recurso do TRE.
Fonte:DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário