sábado, 29 de janeiro de 2011

Acordão encerra crise em Juazeiro

Desde o início de sua gestão em Juazeiro do Norte, Santana enfrenta dificuldades administrativas (EDIMAR SOARES)
Desde o início de sua gestão em Juazeiro do Norte, Santana enfrenta dificuldades administrativas (EDIMAR SOARES)
O presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, José de Amélia Júnior (PSL), decidiu arquivar, na última quinta-feira, a comissão processante que investiga denúncias contra a gestão do prefeito Manoel Santana (PT). Foi o próprio Amélia quem mobilizou os demais vereadores para a abertura do processo.
A decisão foi tomada após negociação entre Amélia e Santana, no último domingo. A conversa foi mediada por dois dos deputados de maior expressão política na região do Cariri, o estadual Camilo Santana (PT) e o federal José Guimarães (PT), que é vice-presidente estadual do PT.
Reunidos em Fortaleza, os quatro fecharam um “acordo de convivência pacífica”, como definiu Guimarães. “Ele (Amélia) se dispôs a colaborar com a Prefeitura. Prevaleceu o bom senso”, disse. O deputado não dar detalhes sobre a conversa.
Na manhã da última quinta, Amélia informou à imprensa do arquivamento do processo de investigação e pediu ao assessor jurídico da Casa que comunicasse da decisão aos demais vereadores. Mas os três parlamentares que integram a comissão, contudo, afirmam que a decisão do presidente da Câmara não tem validade, uma vez que o arquivamento teria de ser votado em plenário.
O relator da comissão arquivada, vereador Tarso Magno (PSL), disse que vai desconsiderar a decisão do presidente da Casa. “Eu entendo que a decisão dele não tem nenhuma validade e, no meu pensamento, a comissão deve ser mantida. Depois de formalizada a comissão, não cabe mais o presidente intervir na comissão”, alegou.
Amélia e Santana foram procurados pelo O POVO na manhã e tarde de ontem, mas não atenderam às ligações.

Quando

ENTENDA A NOTÍCIA

A crise política em Juazeiro do Norte ocorre no ano do centenário da cidade. Em 22 de julho de 1911, o então distrito do Crato foi emancipado por conta da força política e religiosa exercida por Padre Cícero na região

CRISE ENTRE PODERES

O prefeito Manoel Santana é acusado de superfaturamento em 18 licitações da Secretaria da Educação. As denúncias foram investigadas por uma comissão da Câmara e resultaram no impeachment do prefeito, no último dia 10. Como o vice-prefeito, José Roberto Celestino, também foi afastado, o presidente do Legislativo, Amélia Júnior, assumiu o Executivo por 24 horas. No dia seguinte, o Santana foi reconduzido ao cargo por meio de uma liminar judiciária.
Contra Amélia também pesam supostas irregularidades em licitações feitas pelo Legislativo, investigadas pelo TCM.
Robson Braga
robsonbraga@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário