domingo, 28 de novembro de 2010

MÍDIA: DN destaca premiação do DOCE DE COCO


O Jornal Diário do Nordeste em seu caderno Regional destacou na edição deste domingo, 28 de novembro de 2010 a premição do Curta metragem Doce de Coco que foi  rodado em Russas.

Clique para Ampliar
Gravações do curta "Doce de Coco" ocorreram em Russas em junho deste ano.  No elenco, atores consagrados e jovens aspirantes talento FOTO: MELQUÍADES JÚNIOR

Clique para Ampliar
Filme retrata drama de uma família que vive da produção de cocadas. A personagem Diana sonha em ir para a cidade grande, mas gravidez inesperada atrapalha os planos
FOTO: RICARDO TORRES

28/11/2010
Estreante nas telas, Débora Ingrid ganhou prêmio de melhor atriz. Filme também levou melhor filme e direção
Russas. O cinema cearense tem mais um motivo para comemorar a boa fase das produções locais. Aguardado com expectativa desde o ano passado, o curta-metragem "Doce de Coco" vem sendo selecionado para diversos festivais e já obteve as primeiras premiações.Experiência única
Felicidade maior para Débora Ingrid. Primeiro filme, e logo uma protagonista, e na produção de estreia escolhida melhor atriz do mesmo festival que, em 2009, premiou a atriz global Débora Fallabela. "Pra mim foi uma experiência única", confessou a jovem russana. Seu talento como atriz é amadurecido na Oficarte Teatro e Cia., da qual participa desde criança. Com 20 anos de atividades, a ONG de Russas é um dos maiores celeiros do Interior do fazer teatral.
O diretor de "Doce de Coco", Allan Deberton, é natural de Russas, cursou cinema no Rio de Janeiro e sempre teve nas lembranças do sertão russano fonte de inspiração para suas produções audiovisuais. O curta-metragem ainda teve direção de fotografia de Kátia Coelho (já premiada no festival de Gramado), direção de arte de Eduardo Aparício e direção de som de Márcio Câmara ("Deus é Brasileiro" e "Salve Geral").
Após ser premiado em três das dez indicações que recebeu para o Festival de Cinema e Vídeo dos Sertões do Piauí, "Doce de Coco" se prepara para exibição no Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro, que acontece em dezembro na Paraíba, e fomenta os novos talentos no circuito do cinema universitário nacional. Também foi um dos 23 selecionados, de 80 produções de todo o País, para participar do V Tudo Sobre Mulheres - Festival de Cinema Feminino de Chapada dos Guimarães, no Estado do Mato Grosso.

O filme foi gravado em junho de 2010 em Russas, no Vale do Jaguaribe, e já recebeu três prêmios. A jovem russana Débora Ingrid, de apenas 17 anos, venceu na categoria melhor atriz do Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, realizado este mês no Piauí. O curta-metragem também levou para casa os prêmios de melhor direção e melhor filme, na escolha do júri popular do festival.
Garimpado entre 115 inscritos para a quinta edição do Festival Cinema e Vídeo dos Sertões, o filme "Doce de Coco" havia recebido dez indicações de prêmio. Além da jovem Débora, venceram Allan Deberton como melhor diretor e a própria película na categoria Melhor Filme no Júri Popular. O festival ocorreu entre os dias 16 e 20 de novembro na cidade de Floriano, no Piauí. O evento dá, tradicionalmente, uma atenção especial para produções cinematográficas realizadas em Pontos de Cultura, como também produções independentes.
"Doce de Coco" retrata a vida de uma pequena família rural do sertão do Ceará. A personagem Diana, interpretada por Débora Ingrid, ajuda a mãe na produção de cocadas. João, o irmão mais novo, retira os frutos do coqueiro. E Zacarias, o pai, vende a produção na cidade. A adolescente sonhava em morar na cidade grande a fim de estudar e trabalhar para ajudar a mãe, interpretada pela atriz Soia Lira (que também atuou em "Central do Brasil"), que sofre nas mãos de um marido alcoólatra (representado pelo ator Sidney Souto). Mas a gravidez indesejada de Diana dá um novo rumo às suas vidas.
O Caderno Regional visitou as gravações do filme, em junho deste ano. Uma das principais locações foi uma casa localizada num pequeno sítio da Serra do Vieira, próxima à estrada que liga Russas a Baraúnas, no Estado do Rio Grande do Norte. "A população russana contribuiu como pôde e isso nos deixou muito gratos", afirmou o diretor executivo do filme, Raphael Klindlovits.
Os dias em que eram rodadas as gravações também foram de vaidade para a população russana, que pedia para tirar fotos com a produção e tem na atriz Débora Ingrid a mais nova ilustre da terra.
O trabalho foi viabilizado pela Lei Rouanet e pelo Edital de Incentivo às Artes da Secretaria da Cultura do Estado (Secult). Somaram a isso a parceria da Prefeitura Municipal de Russas, Terceira Via de Comunicação e outros colaboradores locais. Somente o orçamento de produção e gravação do curta estava em R$ 170 mil.
"Doce de Coco" ainda contou com a participação da atriz Marcélia Cartaxo, que já tem na bagagem 13 novelas e 18 filmes como "O Céu de Suely" e "Batismo de Sangue", além de ganhadora o Urso de Prata, de melhor atriz no Festival de Berlim. Coube a Marcélia a preparação para o papel da atriz Débora Ingrid, que desde criança atua no teatro em Russas.
"É uma jovem talentosa, não foi difícil adaptá-la à linguagem do cinema", afirmou Marcélia à época. Pela mesma preparação passou Alisson Rodrigues, de 13 anos, que faz o irmão de Diana. O menino ficou fascinado quando se viu nos bastidores da sétima arte. A última preparação de atores deu-se alguns dias antes das gravações.
MAIS INFORMAÇÕES
Raphael Kindlovits - diretor executivo do filme: (21) 8153.0177
Ricardo Torres - produtor em Russas - (88) 8806.9580

Melquíades JúniorColaborador

Nenhum comentário:

Postar um comentário