sábado, 27 de novembro de 2010

2011:Funceme aposta em bom inverno

Homem do campo a espera da chuva em 2011
Depois de um período de estiagem, o sertanejo vive a expectativa de boas chuvas em 2011. As atenções se voltam para as experiências populares e para as previsões meteorológicas. O quadro atual é animador. As águas do Oceano Pacífico Equatorial estão mais frias do que o normal para essa época do ano, caracterizando o efeito La Niña, que é favorável ao sistema de ocorrência de chuvas no semiárido nordestino. Diante dessa realidade, a Funceme aposta em um bom inverno. Ampliação de vagas
"O Ceará foi o primeiro Estado a receber a liberação de recursos neste ano em face da seca", disse Amorim. Neste ano, foram atendidos 290 mil pequenos produtores rurais, com a liberação de R$ 176 milhões em quatro parcelas. Para 2011, o esforço do Governo é ampliar para 300 mil vagas.
Há, entretanto, um empecilho técnico decorrente da quantidade de registro de propriedades rurais pelo IBGE. "Existem mais áreas porque muitas não têm registro ou são de posseiros e estamos preparando uma nota técnica para esclarecer o Ministério do Desenvolvimento Agrário", disse ele. Até agora, já foram feitas 280 mil inscrições no Garantia Safra.
As experiências populares que ainda resistem em algumas áreas do sertão do Ceará sobre a ocorrência ou não de boas chuvas começam em 13 de dezembro próximo, com a colocação de pedras de sal na madrugada do dia em que os católicos celebram Santa Luzia.
Fique por dentro La Niña e El Niño
O fenômeno La Niña, corresponde ao resfriamento anômalo das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial Central e Oriental formando uma "piscina de águas frias" nesse oceano. Contribui para as chuvas. O El Niño é alteração significativa de curta duração (12 a 18 meses) na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico. Contribui para a seca.

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) - Av. Bezerra de Menezes, Fortaleza, Estado do Ceará
(85) 3101. 8137
HONÓRIO BARBOSAREPÓRTER
A Ematerce começa a distribuição de sementes selecionadas do Programa Hora de Plantar no próximo dia 3, na região do Cariri.
A Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) só vai divulgar prognóstico oficial da quadra invernosa de 2011 em 21 de janeiro, após reunião técnica e análise dos dados. Mas o efeito La Niña reacende a esperança de técnicos e produtores rurais. "O quadro atual é bastante animador", disse o meteorologista da Funceme, Paulo Barbiere. "Com as condições de hoje, a gente espera um inverno bem melhor do que o deste ano".
O secretário de Desenvolvimento Agrário, Antonio Amorim, mantém uma expectativa positiva. "A ocorrência do efeito La Niña é animador e isso traz esperança para todos nós. Sabemos que há outros fatores, mas queremos acreditar em um bom inverno no ano de 2011".
Neste ano, predominou o efeito El Niño, contribuindo para ocorrência de estiagem no sertão nordestino. A temperatura média para esta época do ano é de 26 graus Celsius e uma diferença de cerca de quatro graus para mais ou para menos caracteriza os fenômenos El Niño e La Niña. Segundo o meteorologista Paulo Barbieri, esses fenômenos têm duração média de três a quatro meses. "Não são eventos que se modificam de uma hora para outra", observou. "Por isso, o quadro atual é animador e deve se estender até abril".
As chamadas chuvas de pré-estação que ocorrem a partir da segunda quinzena de dezembro e em janeiro são decorrentes de frentes frias verificadas na região Sudeste e que às vezes chegam até a Bahia e influenciam a ocorrência de precipitações no semiárido nordestino. São as chuvas decorrentes do Vórtice Ciclone de altos níveis. "As previsões dessas precipitações somente podem ser feitas com três ou quatro dias de antecedência", esclarece Barbieri.
Amorim informou que a partir do próximo dia 3 de dezembro começa a distribuição de sementes selecionadas na região do Cariri, do Programa Hora de Plantar. O inverno começa pela região Sul do Ceará, mas os técnicos da Ematerce orientam que os produtores rurais só devem fazer o plantio quando o solo estiver bastante úmido. "Queremos deixar com antecedência nas mãos dos agricultores as sementes para que no tempo certo façam o cultivo".
O lançamento do programa de distribuição de sementes para a safra 2011 será em Barbalha, no próximo dia 3. A SDA deve divulgar na próxima segunda-feira a quantidade a ser distribuída de sementes de milho, feijão, mamona, girassol, algodão e maniva de mandioca. Apesar de próximo do lançamento, a Assessoria de Imprensa da SDA disse que o quantitativo a ser distribuído com os pequenos produtores ainda está sendo calculado.
Ao mesmo tempo da expectativa de um bom inverno, o Governo prepara-se, em parceria com os municípios, para ocorrência de irregularidades nas chuvas e proteção aos produtores da agricultura familiar por meio do Garantia Safra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário