O Povo
O Ceará integra a lista (veja no link abaixo) dos 12 times que mais jogaram nos últimos dez anos (2008-2017). O Vovô fez 662 jogos neste período. O detalhe é que 30% equivalem de partidas disputadas no Estadual. O levantamento é da Pluri Consultoria, referência em estudos sobre o futebol brasileiro.
Os Campeonatos Nacionais, no caso do Ceará a Série A e B, representaram 57%, enquanto Copas Nacionais e Copas Regionais 6% e 7%, respectivamente. Os clubes brasileiros dominam o ranking, com Internacional, Grêmio e Santos ocupando as três primeiros posições. O top 10 é formando apenas com equipes do Brasil.
No quadro geral dos 50 clubes, 28 são brasileiros. O Ceará está à frente de clubes como o Botafogo, o Vasco, o Atlético Mineiro, o Cruzeiro, o Barcelona, o Chelsea e o Real Madrid.
Segundo Fernando Ferreira, diretor da Pluri, a presença numerosa dos clubes brasileiros reflete o impacto dos Estaduais, que correspondem a 25% dos jogos do calendário do futebol no Brasil. Trata-se de uma média de 20 jogos por ano a mais do que os times europeus.
"Jogos esses de nível técnico e comercial mais baixo, resultando em desinteresse do público e parceiros comerciais, baixo nível técnico por desgaste de elenco e consequente aumento de custos com formação e manutenção da equipe. Um verdadeiro jogo de perde-perde", afirmou Fernando por meio de seu perfil no Twitter.
Em matéria publicada pelo O POVO em 17/05/2018, o vice-presidente do Ceará, Raimundo Pinheiro, comentou sobre a dificuldade do início do clube no calendário de jogos pouco atrativos do Campeonato Cearense e como o programa de sócio-torcedores era importante para a sustentação financeira da instituição.
“O sócio-torcedor é um alicerce do clube dentro do calendário do futebol. Há meses que trabalhamos no vermelho, na época do Campeonato Cearense, e a receita do sócio ajuda a pagar o custo fixo”, disse ele.
- CLIQUE E CONFIRA O RANKING COMPLETO
- CLIQUE E CONFIRA O RANKING COMPLETO
Nenhum comentário:
Postar um comentário