domingo, 15 de abril de 2018

Conheça os 10 Segredos de Sucesso de Silvio Santos

10-segredos-de-sucesso-silvio-santos
Por Pedro Sampaio

Silvio Santos é simplesmente o apresentador de televisão mais conhecido da TV Brasileira.

Lembro que não tenho a pretensão de resumir em poucos minutos a história de vida de Silvio Santos, vou apenas referenciar alguns aspetos que considero de maior importância na sua trajetória e que o levaram a chegar onde se encontra atualmente.

O Silvio Santos é tão popular e querido por todos que já esteve prestes até a se candidatar à Presidência da República.

Quem olha para o Silvio Santos hoje, bilionário da Forbes, dono de um verdadeiro império empresarial que vai muito além do SBT, não imagina como foi o começo dele.

Silvio Santos quando tinha apenas 14 anos viu um homem que vendia capinhas de plástico para guardar títulos de eleitor nas ruas do Rio de Janeiro, e decidiu fazer o mesmo.

E como qualquer empreendedor de sucesso ele era apaixonado pelo que fazia, então ele vendia aquelas capinhas com tanta dedicação que logo chamou a atenção nas ruas do Rio, e foi convidado para fazer um teste na Rádio Guanabara.

Não só passou no teste, como passou à frente de nomes como Chico Anysio.

Entre rádios, empregos e negócios como ambulante, recebeu uma proposta do radialista e empresário Manoel da Nóbrega estava que com dificuldades para administrar o Baú da Felicidade.

Uma empresa de venda de brinquedos através de um sistema de carnês em que o cliente pagava as prestações de uma caixa de brinquedos ao longo do ano e recebia os produtos na época do Natal.

Esse empresário havia vendido muitos carnês, mas estava com dificuldade para entregar as mercadorias, então pediu a ajuda de Silvio para resolver a situação antes de fechar a empresa. Acontece que o Silvio viu no Baú da Felicidade uma grande oportunidade e assumiu o controle total da empresa que se viria a tornar no Grupo Silvio Santos.

Foi nessa altura que Silvio Santos se estreou na TV onde passou a fazer propaganda do seu negócio que se continuou a expandir, e em pouco tempo passou de distribuir brinquedos, a distribuir eletrodomésticos e uma enorme gama de produtos, incluindo carros e casas.

E aí é que o dinheiro se começou a acumular em quantidades astronómicas, mas com a alta inflação do final dos anos 60 havia a necessidade de aplicar esse dinheiro para que ele não desvaloriza-se.

Mais uma vez Silvio foi arrojado e fundou a Baú Financeira que se viria a transformar mais tarde no Banco Panamericano.

Nesse meio tempo o Grupo Silvio Santos ganharia ainda o reforço da Liderança Capitalização, que em 1991 passou a comercializar a TeleSena.

Ainda nessa época Silvio Santos venceu a concorrência para o Canal 11, do Rio de Janeiro e passou a ter a sua própria emissora de TV que se viria a tornar no SBT, que está aí até hoje.

Hoje o O Grupo Silvio Santos com 58 anos emprega cerca de onze mil funcionários e é formado por 34 empresas, entre as mais conhecidas, o SBT, a Liderança Capitalização dona da Tele Sena, o Hotel Jequitimar, a Jequiti Cosméticos, e empreendimentos agropecuários e imobiliários como a Sisan.

A Jequiti Cosméticos lançada apenas em 2006 já é o novo carro-chefe do Grupo Silvio Santos, faturando hoje de mais de 400 milhões de reais/ano.

Com tanta história e tanta conquista não tem como não ficar vidrado nos 10 Segredos de Sucesso de Silvio Santos.

Estes são os 10 segredos de sucesso de Silvio Santos:


1. Dê sempre o seu melhor
Silvio Santos lembra que desde o começo de sua carreira, em todas as profissões que ele teve, que por sinal não foram poucas, ele tinha vontade de ser um dos melhores e a prova disso era que mesmo como “camelô” (vendedor ambulante) ele ganhava o equivalente a três salários mínimos da época em apenas 1 dia.

Em todas as atividades que abraçou pelo seu esforço e dedicação sempre conseguiu alcançar seus objetivos.

2. Procure sempre as qualidades no ser humano
Silvio Santos falou uma vez que na sua estação de televisão enquanto ele fosse vivo algo que seria sempre procurado no ser humano seriam suas qualidades, pois errar é humano e em nossa sociedade muitas vezes parecem pesar mais os erros que os acertos.

Para ilustrar seu ponto de vista, ele conta uma piada acerca de um homem careca que morava numa certa vila e que era Engenheiro Eletrônico e Arquiteto, falava Inglês, Francês, Alemão, era músico… E quando alguém perguntava por ele na vila referindo-se ás suas qualidades: -Você conhece o Engenheiro? Ou, Você conhece o Arquiteto? Ninguém o reconhecia, enquanto que se perguntassem pelo careca todo mundo na vila sabia quem era.

3. Seja corajoso
silvio santos

Silvio Santos diz que não tem medo da morte, nem de ameaças, ele acha que mais vale um covarde vivo de um herói morto.

4. Não dê importância a elogios e críticas
Algo que segundo Silvio não deve preocupar quem inicia um negócio, é não se deixar encantar com elogios, nem se deixar abater com críticas, ao deixar de lado a vaidade e esse tipo de apreensões infundadas você terá todas as possibilidades de atingir seus objetivos.

E foi muito devido à sua intuição e perseverança, que de vendedor ambulante, chegou a banqueiro.

5. Tenha os pés no chão
Ele se lembra de um ano em que o SBT tentou competir com a Globo no que toca a transmissões de jogos de Futebol com uma proposta um pouco melhor, mas foi-lhe dito que a a Globo tinha uma clausula preferencial e que se cobrisse a proposta do SBT, ela ficaria com os direitos de transmissão. Ele percebeu nessa data que qualquer tentativa de vencer a Globo neste aspeto não daria resultado.

Acredito que Silvio Santos quis dizer que temos que encarar a realidade, temos que nos resignar perante determinados factos e continuar a busca por novas e melhores oportunidades.

6. Não deixe que o dinheiro suba à cabeça
silvio santos

Ele sempre sonhou ter uma vida boa, mas acha que tudo o que vai além de uma vida de um cidadão de classe média é supérfluo. O dinheiro que vai além disso representa apenas trofeus de sucesso e vitória.

7. Não procure fora aquilo que você tem em casa
Quando se lembra da sua mulher que faleceu, é com dor que lhe vem à memória os tempos em que ele dizia que era solteiro, os tempos em que ele escondia suas filhas para poder ser o galã, pois diante da sua imaturidade foi algo que considera imperdoável e quando vê alguém cometendo o mesmo erro, entristece-se, por ter consciência que essa foi sua maior fonte de infelicidade.

8. Ganhar dinheiro é 10% inspiração e 90% transpiração
Uma vez quando questionado por um elemento da plateia sobre como seria possível ganhar tanto dinheiro, foi simplesmente esta a sua resposta, ganha dinheiro com 10% de inspiração e 90% de transpiração.

9. O líder é responsável pelo sucesso e pelo fracasso do grupo
silvio santos

Segundo ele, na medida em que o grupo cresce, ele como líder, é o mais responsável, então se amanhã o grupo tem sucesso ele recebe os elogios, tal como se amanhã o grupo fracassa, o único responsável é ele mesmo.

10. Viva o Hoje
Silvio é uma pessoa religiosa e segundo ele Deus lhe dá raciocínio, Deus lhe deu consciência que o rege em primeiro lugar, razão que o rege em segundo, e coração que o rege em terceiro. Então quando sua emoção começa a tomar conta de si, sua razão fala mais alto, e quando esta não é suficiente, sua consciência fala mais alto ainda, então sua razão policia sua emoção, e sua consciência policia sua razão e sua emoção, e por isso ele se preocupa com o hoje, somente com o hoje

Recapitulando os 10 Segredos de Silvio Santos:
Aqui estão os 10 segredos de sucesso de Silvio Santos, caso você deseje ter uma referência fácil para se guiar.

Dê sempre o seu melhor
Procure sempre as qualidades no ser humano
Seja corajoso
Não dê importância a elogios e críticas
Tenha os pés no chão
Não deixe que o dinheiro suba à cabeça
Não procure fora aquilo que você tem em casa
Ganhar dinheiro é 10% inspiração e 90% transpiração
O líder é responsável pelo sucesso e pelo fracasso do grupo
Viva o Hoje
Espero sinceramente que os 10 segredos de sucesso de Silvio Santos, possam ajudar você a melhorar a cada dia sua vida e o rumo dos seus negócios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário