quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Romeiros tomam conta das ruas de Juazeiro do Norte

Na Romaria de Finados, muitos locais são visitados, porém o mais concorrido é o túmulo do Padre Cícero, na Capela do Socorro ( Foto: Elizangela Santos )
Diário do Nordeste
A Romaria de Finados tem algumas características diferentes de todas as outras que acontecem no Município. Além de receber o maior número de visitantes, cerca de 300 mil neste ano, os romeiros ficam espalhados em vários pontos da cidade. Além da Basílica de Nossa Senhora das Dores, as pessoas se concentram também no Santuário de Coração de Jesus (Salesianos), Igreja dos Franciscanos, Capela do Socorro, Colina do Horto e Praça Padre Cícero. O mesmo acontece com o comércio, que acompanha as pessoas nestes locais.

Na Romaria de Finados, entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, as ruas de Juazeiro do Norte se tornam um mercado popular. Com o forte calor, a água é vendida congelada para não diminuir a temperatura. Na Praça Padre Cícero, por exemplo, artistas cubanos cantam músicas brasileiras, em português, nos ritmos naturais de seus países. Isso atrai a atenção dos romeiros e alguns compram o CD.

No entanto, o mais comum é os romeiros comprarem rede, artigos religiosos, pomadas, roupas, panelas de alumínio e rapadura. Muitos destes produtos são trazidos por comerciantes de fora do Município. Os visitantes costumam comprar estes artigos para presentear ou até revender em suas cidades.

Programação

2 de novembro (quinta-feira)

Celebração de Finados
Local: Capela do Socorro
Horário: 6h

Despedida dos Romeiros:

Local: Praça dos Romeiros
Horário: 12h

A cada duas horas, celebração na Basílica de Nossa Senhora das Dores, na Igreja dos Franciscanos e na Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Salesianos)

Os padres atenderão os romeiros para confissões durante todo o dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário