Por G1 CE
Encontro na manhã desta segunda-feira (24), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, reuniu o Governador Camilo Santana e executivos da Fraport AG, multinacional alemã que venceu o leilão para operar o Aeroporto Internacional Pinto Martins. No encontro, que contou com a presença do prefeito Roberto Cláudio e de secretários de Estado e Município, ficou definida a criação de um grupo de trabalho para auxiliar a concessionária no processo de transição.
"Foi a primeira visita dos diretores da Fraport ao Ceará desde o leilão, realizado em março. A empresa tem expertise e know-how no mundo inteiro nesse setor aeroportuário. Com isso, temos a expectativa de Fortaleza se tornar um centro de conexões aéreas. Precisamos estar juntos, em parceria, o poder público e a iniciativa privada, para tirarmos bons frutos para o Ceará e para nossa capital."
De acordo com Camilo Santana, foi formado um grupo de trabalho para tratar das questões referentes à transição da gestão da Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para a Fraport, já que o termo de concessão só será firmado no fim de junho.
"Esse grupo é para estabelecer um diálogo entre as duas partes para ajudar no que for necessário para que a Fraport tenha toda a tranquilidade e que os benefícios [provenientes do processo de concessão] sejam além dos benefícios do investimento físico, de infraestrutura. Que possa trazer benefícios de empregos, de oportunidades para os fortalezenses."
Concessão
Terceiro entre os mais movimentados da Região Nordeste e o 12º do Brasil, de acordo com a Secretaria de Aviação Civil, o aeroporto de Fortaleza foi arrematado por R$ 425 milhões - 25% do valor de outorga (R$ 1,440 bilhão) mais ágio - o maior entre os quatro aeroportos leiloados neste ano. De acordo com o governo estadual, a entrega à iniciativa privada representa um incremento da cadeia produtiva do turismo no Ceará, que é responsável atualmente por 11,5% do PIB local.
De acordo com o edital, após a homologação a concessionária vencedora do leilão terá prazo de 180 dias para apresentar à Anac o Plano de Gestão da Infraestrutura (PGI) para todo o período da concessão. O programa deverá descrever as ações de gestão da infraestrutura, rotinas de auto inspeção, manutenção preventiva e coordenada, expansão e modernização da infraestrutura.
A concessionária deverá estabelecer melhorias no sistema de pista e taxiways, ampliar o pátio de aeronaves, o terminal de passageiros, o estacionamento de veículos e o terminal de cargas. Além disso, a concessionária assumirá todas as obras em andamento.
Fraport
A operadora alemã Fraport, que também venceu a disputa pelo aeroporto de Porto Alegre, administra aeroportos em todos os continentes: cinco na Europa - sendo o de Franfkurt, um dos mais modernos do mundo - cinco na Ásia , dois na África e um na América Latina e registra um tráfego anual de mais de 99 milhões de passageiros. A Fraport já tinha mostrado interresse em terminais no Brasil, mas não conseguiu arrematar a concessão de nenhum aeroporto brasileiro no leilão feito no final de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário