terça-feira, 25 de abril de 2017

Fraport faz primeira visita ao Ceará após ganhar concessão do Pinto Martins

Fraport faz primeira visita ao Ceará após ganhar concessão do Pinto Martins
Por G1 CE
Encontro na manhã desta segunda-feira (24), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, reuniu o Governador Camilo Santana e executivos da Fraport AG, multinacional alemã que venceu o leilão para operar o Aeroporto Internacional Pinto Martins. No encontro, que contou com a presença do prefeito Roberto Cláudio e de secretários de Estado e Município, ficou definida a criação de um grupo de trabalho para auxiliar a concessionária no processo de transição.
"Foi a primeira visita dos diretores da Fraport ao Ceará desde o leilão, realizado em março. A empresa tem expertise e know-how no mundo inteiro nesse setor aeroportuário. Com isso, temos a expectativa de Fortaleza se tornar um centro de conexões aéreas. Precisamos estar juntos, em parceria, o poder público e a iniciativa privada, para tirarmos bons frutos para o Ceará e para nossa capital."

De acordo com Camilo Santana, foi formado um grupo de trabalho para tratar das questões referentes à transição da gestão da Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para a Fraport, já que o termo de concessão só será firmado no fim de junho.
"Esse grupo é para estabelecer um diálogo entre as duas partes para ajudar no que for necessário para que a Fraport tenha toda a tranquilidade e que os benefícios [provenientes do processo de concessão] sejam além dos benefícios do investimento físico, de infraestrutura. Que possa trazer benefícios de empregos, de oportunidades para os fortalezenses."
Concessão
Terceiro entre os mais movimentados da Região Nordeste e o 12º do Brasil, de acordo com a Secretaria de Aviação Civil, o aeroporto de Fortaleza foi arrematado por R$ 425 milhões - 25% do valor de outorga (R$ 1,440 bilhão) mais ágio - o maior entre os quatro aeroportos leiloados neste ano. De acordo com o governo estadual, a entrega à iniciativa privada representa um incremento da cadeia produtiva do turismo no Ceará, que é responsável atualmente por 11,5% do PIB local.
De acordo com o edital, após a homologação a concessionária vencedora do leilão terá prazo de 180 dias para apresentar à Anac o Plano de Gestão da Infraestrutura (PGI) para todo o período da concessão. O programa deverá descrever as ações de gestão da infraestrutura, rotinas de auto inspeção, manutenção preventiva e coordenada, expansão e modernização da infraestrutura.
A concessionária deverá estabelecer melhorias no sistema de pista e taxiways, ampliar o pátio de aeronaves, o terminal de passageiros, o estacionamento de veículos e o terminal de cargas. Além disso, a concessionária assumirá todas as obras em andamento.
Fraport
A operadora alemã Fraport, que também venceu a disputa pelo aeroporto de Porto Alegre, administra aeroportos em todos os continentes: cinco na Europa - sendo o de Franfkurt, um dos mais modernos do mundo - cinco na Ásia , dois na África e um na América Latina e registra um tráfego anual de mais de 99 milhões de passageiros. A Fraport já tinha mostrado interresse em terminais no Brasil, mas não conseguiu arrematar a concessão de nenhum aeroporto brasileiro no leilão feito no final de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário