terça-feira, 25 de abril de 2017

Desembargador cearense toma posse no TRF5

Nascido em Fortaleza, o mais novo membro da Corte graduou-se em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), em 1999 ( Foto: Roberta Mariz/TRF5 )
Diário do Nordeste-Recife. O cearense Leonardo Henrique de Cavalcante Carvalho foi empossado solenemente, ontem, como desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5. O magistrado havia tomado posse oficialmente na quarta-feira (19). A solenidade contou com a presença de familiares, amigos, colegas e diversas autoridades do meio jurídico, legislativo e executivo.

Compuseram a mesa o vice-presidente do TRF5, no exercício da Presidência, desembargador federal Cid Marconi; o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE); o governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara; os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luiz Alberto Gurgel de Faria e Marcelo Navarro Ribeiro Dantas; o desembargador Haroldo Máximo, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE); a procuradora-chefe em exercício da 5ª Região Isabel Guimarães da Cunha Lima; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Ceará (OAB-CE), Marcelo Mota Gurgel do Amaral. Também presente o ministro do STJ Reinaldo Fonseca.


O mais novo membro da Corte assumiu a vaga destinada à OAB, pelo Quinto Constitucional, em decorrência da nomeação de Ribeiro Dantas, como ministro do STJ.

O desembargador federal Roberto Machado saudou o mais novo integrante da casa referindo-se ao convívio dos dois desde 2003, quando ambos integraram o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Em nome da OAB-CE, falou o ex-presidente e conselheiro federal, Danilo Mota. "Conheci o doutor Leonardo Henrique, quando ele, mal saído dos bancos da Faculdade de Direito, incursionava com frequência na tribuna da Corte Regional Eleitoral do Ceará. Já revelava irrepreensível e honrada conduta, além de invulgar desenvoltura, a oferecer prenúncio de um brilhante futuro".

A procuradora regional da 5ª Região, Isabel Guimarães enalteceu virtudes do desembargador, dentre elas o vasto currículo, apesar da pouca idade. A representante do MPF afirmou, ainda, que a sociedade brasileira espera, com o aprendizado e conhecimentos do homem e do advogado, do conselheiro do CNMP e da OAB, que deem a certeza de que tem um magistrado que está aplicando em seus julgados a melhor interpretação do Direito.

Agradecimentos

Por fim, a palavra foi franqueada ao recém empossado, que fez muitos agradecimentos, dentre eles, aos familiares. "A vida nos proporciona desafios que somente a coragem, a perseverança, a humildade e a serenidade são capazes de superá-los. Essas virtudes lapidam minha trajetória pessoal e profissional. Um novo desafio se apresenta e com ele novas experiências a serem vividas, com a mesma dignidade, integridade, respeitando a lei e a Justiça, honrando minhas origens e os ensinamentos de ética e lealdade com que fui criado por minha mãe Auxiliadora e pelo meu pai, Sabino Henrique, juntamente com meus irmãos Henrique Daniel, Milena e Carlos Henrique".

Nenhum comentário:

Postar um comentário