segunda-feira, 27 de março de 2017

Volume de chuva é maior em 8 anos



Mesmo com a chuva reduzida neste domingo, 26, o índice médio pluviométrico alcançado no Ceará até ontem já é considerado, pela Fundação Cearense de Recursos Hídricos (Funceme), dentro da média histórica. De acordo com órgão, choveu em 35 municípios entre a manhã de sábado e a manhã de domingo. As três maiores foram observadas em Viçosa do Ceará (42.8mm), Ibiapina (35.5mm) e Amontada (30.0mm).

Os números da Funceme são parciais e mesmo faltando quatro dias para terminar o mês, revelam que março atual é o melhor desde 2009, quando choveu 207mm. O esperado para o período são 203.4mm, em média, e até ontem foram verificados 200.4 mm, na atualização às 14h de domingo. Como o índice tem uma variação de 16% para mais ou para menos, o valor registrado já entra na categoria dentro da média.

Em dados parciais, divulgados pela manhã, o índice chegou a 211.5mm, no entanto, a média baixou após contabilizar os municípios em que não houve precipitação. Os meteorologistas são otimistas e acreditam que, até o fim do mês, esse número vai superar a média histórica.

As chuvas permanecem localizadas e favorecem mais a área Centro-Norte do Estado e a produção agrícola. Entretanto, continuam desfavoráveis à recuperação do nível dos principais açudes, estratégicos para o abastecimento humano dos maiores centros urbanos do Ceará. "Essa é uma característica do Semiárido e da atual quadra chuvosa", observou o meteorologista da Funceme, Raul Fritz. No sábado passado, as chuvas foram mais intensas e banharam 54 municípios de todas as regiões do Estado. As cinco maiores ocorreram em Viçosa do Ceará (110mm), Fortaleza (37mm), Aiuaba (33mm) e Iguatu (32mm).

Previsão

Para hoje, ao longo do dia, a Funceme prevê tempo com nebulosidade variável com chuva no Centro-Norte do Ceará, no decorrer do dia. Nas demais regiões, há possibilidade de chuva localizada. E amanhã, terça-feira, há possibilidade de chuva em todo o Estado do Ceará.

O sol prevaleceu neste domingo, mas as precipitações ocorridas ao longo do mês têm favorecido o cultivo de sequeiro (que depende exclusivamente de água das chuvas) dos grãos. No campo, os agricultores estão animados com o desenvolvimento da lavoura. "Para quem plantou o inverno está bom, mas infelizmente pouca gente fez roça este ano, com medo de uma nova seca", disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Evanilson Saraiva.

Até ontem, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) registrava em média, tendo como base os 153 reservatórios monitorados pelo órgão, 9,9% do volume acumulado. Ao longo deste mês tem se verificado uma pequena melhoria nas reservas gerais dos açudes. Ontem, a Cogerh registrou 14,9 milhões de metros cúbicos. No início da atual quadra invernosa, 1º de fevereiro, o volume médio acumulado era de 6,5%.

Há quatro açudes sangrando no Ceará: Acaraú Mirim (Massapê), Caldeirões (Saboeiro), Valério (Altaneira), Maranguapinho (Maranguape). Os maiores aportes verificados ontem ocorreram nos açudes Araras, Orós, Anjicos, Castanhão e Itaúna. Vinte açudes estão secos e há 43 em volume morto.

DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário