quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Assembleia tem dia de intensas articulações

No plenário da Assembleia só se falava ontem da disputa de amanhã. Os oposicionistas, como Osmar Baquit, apostam no voto do petista Elmano Freitas em razão de sua oposição à liderança dos ex-governadores Ciro e Cid Gomes. ( Foto: José Leomar )
O governador Camilo Santana (PT) e os ex-governadores Ciro e Cid Gomes, ambos do PDT, deram sequência, ontem, à série de contatos com deputados estaduais da base aliada, comunicando a decisão de fechamento de questão em apoio à candidatura do deputado José Albuquerque à reeleição como presidente da Assembleia Legislativa.

Na segunda-feira à noite, no encontro com o deputado Sérgio Aguiar (PDT) e deputados estaduais do PMB e PSD, o conselheiro Domingos Filho, do Tribunal de Contas dos Municípios, informou sobre a conversa que teve, em sua residência, no horário do almoço de segunda-feira, com o ex-ministro Ciro Gomes, sobre a decisão de Camilo e um pedido para que retirasse o apoio à candidatura de Sérgio Aguiar, conforme relatou, ontem, o Diário do Nordeste. Segundo aliados de Domingos, ele teria dito a Ciro que não "capitularia" e que só Chico Aguiar, também conselheiro do TCM, pai de Sérgio e este, decidiriam continuar ou não com a postulação. O deputado Osmar Baquit (PSD), no mesmo encontro, falou de sua conversa com Ciro Gomes, no apartamento deste, na tarde de segunda-feira, no mesmo tom.

Ontem, Osmar e outros parlamentares foram chamados a conversar com o governador Camilo Santana sobre o assunto. Cid Gomes ficou de tratar da questão com o conselheiro Chico Aguiar e outros parlamentares.

Secreta

A eleição para presidente da Assembleia Legislativa, com mandato de dois anos, a última metade da atual legislatura, acontece amanhã. As duas chapas deverão ser apresentadas logo no início da sessão, no fim da manhã.

A votação é secreta e será o primeiro grande embate pelo cargo, pouco mais de três décadas após a última disputa. Na oportunidade, um dos concorrentes, Murilo Aguiar, faleceu vítima de parada cardíaca, após o resultado. Murilo era avô de Sérgio Aguiar, postulante de hoje.

Ontem, dentro e fora do plenário, o tema central era a disputa pela Presidência. Os dois candidatos tiveram várias reuniões de consolidação dos apoios e formalização da chapa. Na manhã de segunda, em reunião com 19 parlamentares, o governador Camilo Santana fechou questão quanto ao nome de Albuquerque, que apresentava relação de apoio com 34 deputados.

De acordo com Sérgio Aguiar, a divisão de representatividade para a chapa que irá apoiá-lo está em curso desde que os apoios foram firmados. Nas contas do parlamentar, ele tem o apoio de 11 deputados do bloco formado por PMB, PSD, PRP, PCdoB e PEN, outros seis do PMDB e cinco do grupo formado por PR, PSDB, PSDC e SD. Este último bloco é composto por Ely Aguiar, Capitão Wagner, Fernanda Pessoa, Aderlânia Noronha e Carlos Matos.

Alguns parlamentares do bloco presentes à Assembleia, ontem, disseram que ainda estavam indecisos, podendo definirem-se somente à noite. No entanto, alguns declararam que a tendência seria de apoio a Aguiar. Segundo eles, há algumas semanas houve a assinatura de uma lista em apoio a Albuquerque, porém, naquele momento havia possibilidade de consenso no nome do atual presidente, o que não ocorre mais.

Decidiu

Além do próprio voto, Aguiar está contando ainda com o apoio de Lucilvio Girão, do PP, e acredita poder ter ao seu lado, pelo menos, outros dois nomes do PDT. O deputado Walter Cavalcante, que também é do PP, ainda não decidiu, e não assinou a lista de apoio a Zezinho. Ele, porém, foi um dos que participaram da reunião com Camilo.

Aguiar acredita ter, pelo menos, 24 votos. No entanto, durante todo o dia de ontem, o governador recebeu parlamentares da base para tratar do assunto, assim como o fez Zezinho Albuquerque. "Vamos fazer a divisão da representatividade dentro da proporcionalidade com esses três blocos para fazer a montagem da chapa, que deve ser nesta quarta-feira", disse Aguiar.

Zezinho Albuquerque conta com o próprio voto e espera contar com o apoio de toda a bancada pedetista, com exceção de Aguiar. Além disso, terá o apoio da maior parte dos deputados do PP, além dos votos do PT, DEM, PSB e PHS. No caso do PRB, ainda há dúvida sobre apoio ou não dado a ele por David Durand, único representante da sigla na Casa.

Só deve haver alteração dos votantes com o retorno de Odilon Aguiar (PSD) e Leonardo Araújo (PMDB). O primeiro já protocolou na Casa o pedido de retorno, e o segundo foi beneficiado com a renúncia de Carlomano Marques (PMDB).

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário