quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Começam as castrações de gatos e cães pelo Vetmóvel em Fortaleza

Vetmovel 14708180_1506588299358307_2980021782201320253_n
A partir das 13 horas de hoje, 27, no Parque Ecológico Rio Branco, começam as primeiras castrações de cães e gatos por meio do Vetmóvel. Este serviço veterinário itinerante da Prefeitura de Fortaleza será inaugurado em solenidade logo mais às 14 horas, no mesmo parque.

Os animais foram selecionados no próprio logradouro, pelo trabalho de proteção animal feito por alguns voluntários como a protetora Renata Machado, segundo explica a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses de Fortaleza (CCZ), Rosania Ramalho.

Os serviços do Vetmóvel são totalmente gratuitos e os animais devem ser previamente selecionados pelos veterinários do CCZ e protetores voluntários cadastrados.

Rosania diz que o Vetmóvel atua pela união de quatro Secretarias Municipais: Saúde (SMS), Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Conservação e Serviços Públicos e Autarquia de Urbanismo e Paisagismo. O CCZ é ligado à SMS e estará diariamente na promoção dos serviços veterinários itinerantes do Vetmóvel.

“O Vetmóvel vai atuar de forma itinerante nos bairros de Fortaleza, priorizando os animais assistidos pelas ONGs ou que estão em pontos de abandono como polos, parques e praças da Capital. Os serviços são castração, consultas veterinárias, exames para diagnóstico da leishmaniose, educação ambiental e saúde pública”, destaca Rosania.

“É um sonho realizado e que teve início com o projeto de lei da vereadora Toinha Rocha. Daí a Prefeitura de Fortaleza abraçou a causa e absorveu esse projeto. Desde 2014 começamos o processo para tornar realidade esta política”.

A consultora técnica do Núcleo de Biodiversidade da Coordenadoria de Politicas Ambientais da Seuma, Soni Sales, destaca a união das Secretarias Municipais para viabilizar o Vetmóvel, que vai, segundo aponta, dinamizar a política de proteção e bem-estar animal na Capital cearense.
“Resulta do trabalho do Poder Público em parceria com o Grupo de Trabalho de Proteção e Bem-Estar Animal do Município”, afirma ela. O GT é integrado pelo Poder Público, ONGs, protetores independentes e parlamentares.

Também estará sendo realizado hoje no Parque Rio Branco trabalho de sensibilização dos moradores para a posse responsável de animais e educação ambiental.

MAIS INFORMAÇÕES: Inauguração do Vetmóvel, hoje, 14h, no Parque Ecológico Rio Branco, Av. Pontes Vieira, entre ruas Visconde do Rio Branco e Capitão Gustavo (entrada pela Av. Pontes Vieira). Telefones Seuma (85) 3105.1317/ CCZ (85) 3105.1026

Nenhum comentário:

Postar um comentário