terça-feira, 23 de agosto de 2016

Roberto em 1º, Wagner e Luizianne em 2º

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) já estaria definido no segundo turno da disputa pela Prefeitura de Fortaleza se as eleições fossem hoje, segundo os números apresentados na primeira pesquisa feita pelo Ibope para a Televisão Verdes Mares, integrante do Sistema Verdes Mares como o Diário do Nordeste, a TV Diário e as rádios Verdes Mares AM e FM 93. Capitão Wagner (PR) e a ex-prefeita Luizianne Lins (PT) disputam a outra vaga de um possível segundo turno. Os dois, segundo o relatório da pesquisa, estão tecnicamente empatados, embora a diferença de Wagner para Luizianne seja de três pontos percentuais.Confira a pesquisa completa aqui
Os demais candidatos - Heitor Férrer (PSB), Ronaldo Martins (PRB), João Alfredo (PSOL), Francisco Gonzaga (PSTU) e Tin Gomes (PHS) - estão com menos de 10 pontos percentuais. Luizianne Lins tem o maior índice de rejeição, 44%.

"Neste momento, as intenções de voto branco ou nulo totalizam 10% do eleitorado, ante 5% que não sabem ou não respondem", diz o Ibope. Os entrevistados também responderam, na pesquisa, perguntas sobre os governos do presidente interino Michel Temer (PMDB) e do governador Camilo Santana (PT). Eles também opinaram sobre os principais problemas da cidade de Fortaleza.


A pesquisa, contratada pela Televisão Verdes Mares, foi realizada entre os dias 18 e 21 passados. Foram entrevistados, no total, 805 eleitores, representantes de todas as faixas de idade, graus de escolaridade e sexos, sendo 370 homens e 435 mulheres. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados do total da amostra.

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará sob o protocolo nº CE 00609/2016.

Pessoais

Segundo o Ibope, a pesquisa foi realizada com eleitores que votaram nas últimas eleições. O modelo de amostragem utilizado é o de conglomerados em dois estágios. As entrevistas foram pessoais com a utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa, e realizadas por uma equipe de entrevistadores do Ibope, devidamente treinada para abordagem deste tipo de público, com filtragem em todos os questionários após as entrevistas. Aproximadamente 20% dos questionários foram fiscalizados.

O relatório do Ibope aponta, ainda, que Roberto Cláudio destaca-se entre os eleitores com maior instrução e entre aqueles cuja renda familiar mensal supera cinco salários mínimos. As intenções de voto em Capitão Wagner variam conforme a idade dos eleitores: quanto mais jovem, maior a intenção de votar no candidato do PR. A ex-prefeita Luizianne Lins destaca-se entre os eleitores de menor renda familiar. Para os demais candidatos, em geral, as intenções de voto são mais homogêneas nos diversos segmentos analisados (sexo, idade, renda, escolaridade).

A primeira indagação feita aos entrevistados foi a seguinte: "Em outubro deste ano, teremos eleições para prefeito e vereadores. Gostaria de saber qual o seu interesse pelas eleições que ocorrerão neste ano. O (a) sr(a) diria que tem: muito interesse; interesse médio; pouco interesse; nenhum interesse, não sabe/não respondeu". 55% dos entrevistados disseram ter pouco ou nenhum interesse. 18% têm muito interesse e 25% interesse médio.
Cartela

De modo espontâneo, 37% dos pesquisados disseram não saber ou não responderam em quem votariam na próxima eleição e 19% disseram que votariam em branco ou anulariam o voto. O prefeito Roberto Cláudio foi apontado por 21% dos eleitores que nele votariam, seguido do Capitão Wagner, com 9% , Luizianne Lins, com 8%, e Heitor Férrer com 3%. Todos os demais candidatos ficaram em 1%.

Já na pergunta "em quem votaria se as eleições fossem hoje?", esta sendo a indagação em que os entrevistados recebem uma cartela com os nomes dos oito candidatos à Prefeitura da Capital, 29% disseram votar em Roberto Cláudio, 21% no Capitão Wagner, 18% em Luizianne Lins, 9% em Heitor Férrer, 4% em Ronaldo Martins, 2% em João Alfredo e os demais ficaram com 1% cada. 10% votariam em branco ou anulariam o voto, e apenas 5% disseram não saber ou não responderam.

No quesito rejeição, o Ibope perguntou, apresentando a relação dos candidatos: "dentre estes candidatos a Prefeito de Fortaleza, em qual o(a)sr(a) não votariam de jeito nenhum? Algum outro?". As respostas foram as seguintes: Luizianne Lins, 44%; Roberto Cláudio, 35%; Tin Gomes, 25%; Gonzaga, 24%; João Alfredo, 23%; Capitão Wagner, 20%; Ronaldo Martins, 18%; e Heitor Férrer, 17%.

O Ibope perguntou ainda: "Independente da sua intenção de voto, na sua opinião, quem será o próximo Prefeito de Fortaleza?". 39% dos entrevistados disseram que será Roberto Cláudio, 22% apontaram Capitão Wagner, 16% citaram Luizianne Lins e 4% citaram Heitor Férrer. Dos demais postulantes, apenas João Alfredo e Ronaldo Martins foram lembrados, com 1% cada.

Governos

Também foi perguntado aos 805 eleitores entrevistados sobre a avaliação da atual administração. 37% consideram-na regular; 29%, boa; 17%, péssima; 9%, ruim; e 6%, ótima. 47% aprovam a administração e 46% desaprovam. Na mesma linha de avaliação, os fortalezenses se manifestaram sobre o Governo Camilo Santana e sobre o do presidente interino Michel Temer. Em relação ao de Camilo, 40% o avaliaram como regular, 19% como bom, 17% como péssimo e 4% como ótimo. Quanto à gestão federal, 34% acham que está péssima, 29% dizem ser regular, 15% ruim, 10% boa e 1% ótima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário