sexta-feira, 29 de julho de 2016

Complexo Fotovoltaico Apodi terá sete usinas

O projeto terá 210 MW de potência total instalada, com 825.300 módulos fotovoltaicos ( FOTO: ANDRÉ COSTA )
A empresa Kroma Comercializadora de Energia planeja implantar, em Quixeré, o Complexo Fotovoltaico Apodi, composto por sete usinas fotovoltaicas com 210 MW de potência nominal total instalada, com 825.300 módulos fotovoltaicos, que serão implantadas em uma área de 825 hectares. A energia elétrica produzida no local será escoada por uma linha de transmissão aérea, a partir da Subestação Elevadora Apodi até a conexão com a Subestação de Quixeré.

A implantação do projeto será debatida hoje durante audiência pública em Quixeré. O evento será presidido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) que também acompanhará a vistoria técnica ao local onde o empreendimento será instalado. Na audiência, técnicos da consultoria ambiental responsável pelo projeto farão uma apresentação dos estudos ambientais, explicando aspectos relacionados à metodologia, esclarecendo dúvidas da população local. A Kroma quer gerar energia em escala comercial.

Setor

Para o consultor da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis, Jurandir Picanço, o futuro da energia solar é extremamente promissor e vai ter um crescimento muito acelerado. "As quantidades estão crescendo muito ano a ano. A expectativa é que se tenha 1 milhão de consumidores até 2024", diz.

Em geral, o retorno do investimento na adesão à energia solar acontece entre cinco e sete anos da instalação e a economia em relação à energia fornecida pelas concessionárias e distribuidoras vai depender das tarifas aplicadas para clientes físicos e jurídicos. "A energia solar vai ganhar importância e predominar no futuro", avalia Picanço.

Potencial

Hoje, o Ceará tem 180 megawatts e outros projetos vão ser implantados. Segundo Picanço o compromisso é de entrar em operação em 2018 em vários locais diferentes do Estado.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário