quarta-feira, 30 de março de 2016

Previsão aponta chuvas nos próximos dois dias no Ceará, segundo Funceme

As chuvas registradas no Ceará nesta quarta-feira, 30, devem se repetir pelos próximos dois dias, segundo a previsão da Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídrico (Funceme). A precipitação prevista até sexta-feira, 1º de abril, deve atingir com maior intensidade regiões como Cariri, Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns.

De acordo com a Funceme, as chuvas foram causadas pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de precipitações durante a quadra chuvosa no Ceará. Apesar da previsão de precipitações nas próximas 48h, não modifica as expectativas de acúmulos abaixo da média.

“Felizmente, tivemos chuva em mais de 160 municípios cearenses nas últimas 24 horas e essa tendência segue pelos próximos dias. Entretanto, é importante ressaltar que essas precipitações são momentâneas, ou seja, não significa que o quadro climático mudou. Ainda temos maior probabilidade de acumulados de chuva na categoria abaixo da média para a quadra chuvosa, isso porque se mantém o fenômeno El Niño no Oceano Pacífico e a configuração do Oceano Atlântico Tropical mostra neutralidade”, disse o metereologista Raul Fritz.
Chuvas de terça para quarta
Até as 7h da manhã desta quarta-feira, a Funceme registrou precipitações em 166 municípios cearenses. Os maiores índices são no Cariri. Na cidade de Barro choveu 122mm; em Milagres 110,5mm; e em Missão Velha 100mm. Na Capital a chuva foi de 23,3mm. 

Apesar das precipitações, o mês de março está com chuvas 44% abaixo da média no Ceará. A média histórica para o mês é de 203,4mm e choveu 114mm até esta quarta. Em fevereiro, cuja média é 118,6mm, choveu somente 53,6mm, o que significa desvio negativo de 54,8%.

Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário