quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

CGU garante apoio ao projeto Infovias a Serviço da Transparência de Ariosto Holanda

Ariosto Holanda, Carlos Higino, Fábio Silva e Cláudia Taya.
O deputado Ariosto Holanda ganhou, nesta terça-feira, apoio do ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Carlos Higino, ao seu projeto Infovias a Serviço da Transparência. Foi durante visita que o ministro fez ao gabinete do parlamentar, tendo ao lado Fábio da Silva Araújo, chefe de gabinete da Secretaria Executiva da CGU, e Cláudia Taya, secretária de Transparência e Prevenção da Corrupção.

“O interesse é nosso”, disse o ministro com relação ao projeto que visa o controle social e de tecnologia para evitar corrupção com recursos de fontes do governo federal e emendas parlamentares aplicados em prefeituras.

Carlos Higino, que é cearense do Crato, reconheceu que o software usado no Portal da Transparência “não é popular”. Ariosto informou que está sendo feita uma atualização da tecnologia do Portal da Transparência, da CGU, para tornar o uso mais amigável. Hoje, para encontrar os dados sobre transferência e aplicação de algum recurso, numa consulta por alguém do povo comum, é muito complicado, e só vai entender quem mexe com contabilidade, disse Ariosto.

O projeto Infovias a Serviço da Transparência tem uma vertente social com a colocação de computadores ligados às bases de dados da CGU e Tribunais de Contas, operados por estudantes treinados para auxiliar consultas de todo cidadão interessado em saber da aplicação de recursos públicos. Conforme Ariosto Holanda, o ministro das Comunicações, André Figueiredo, ofereceu as sedes dos Correios para receber este serviço denominado Casa do Cidadão.

A parte de tecnologia do projeto Infovias foi desenvolvida pelo Instituto Atlântico, que participou de reunião anterior da CGU. Uma nova reunião será agendada para avançar na concepção do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário