domingo, 27 de dezembro de 2015

Zico lança projeto para recuperar a credibilidade do futebol

Depois de lutar por uma candidatura à presidência da FIFA, Zico segue desde então buscando apoios e parceiros a fim de viabilizar um sonho, que seria uma resposta do craque ao cenário fragilizado do futebol atual: a Football Rebirth.
Com o sonho de mudar o futebol, Zico acredita que a ONG possa ser um passo importante na volta por cima do esporte. “Estou lançando esta ideia, falando com atletas e pessoas que acreditam que temos de mudar o futuro do futebol, retomando os valores do nosso amor pelo esporte”, disse. O lançamento do projeto aconteceu no sábado (26/12), no Novo Hotel, na Barra da Tijuca, em uma coletiva de imprensa.
A Football Rebirth é uma iniciativa de Zico e parceiros que visa formalizar uma ONG para promover debates e discussões acerca do futebol; coordenar e viabilizar ações de mobilização por meio de parceiro nacionais e internacionais – desde atletas, clubes e indivíduos do meio do esporte, até empresas e torcedores de todo o mundo; e realizar ações e campanhas de “advocacy”, a fim de influenciar a formulação e a execução de políticas junto ao poder público e à sociedade a favor da democracia e transparência do futebol.
Para viabilizar o lançamento oficial do projeto, foi apresentado recentemente um crowdfunding (Financiamento coletivo), na qual todos podem contribuir com a Football Rebirth. Fãs, atletas e amigos do futebol podem fazer parte do projeto como “sócio-fundador” através dos sites: http://www.footballrebirth.com/ ehttp://www.kickante.com.br/campanhas/pelo-futuro-do-futebol.
Zico - “O futebol não pode ser comandado por uma cúpula política, o futebol é do torcedor. Apesar da resistência normal de qualquer apaixonado por futebol, no fundo ele sabe, ele reconhece as pessoas que estão a frente e quando vai a fundo na questão, ele apoia. Em função disso, a proposta é que haja um conselho de pessoas de vários clubes e federações.”
Alex Souza, Bom Senso FC – “O futebol é uma paixão em qualquer lugar no mundo, mas a casa ta ruindo. E o mais importante é que de algum lugar a mudança tem que sair, de algum lugar este movimento tem que surgir, independente da nacionalidade e dos clubes. É inadmissível uma criança que é apaixonada por um clube, crescer e se deparar com histórias como essas citadas pelo Zico. As mudanças que estamos buscando não são nem pra mim, já que sou ex-atleta. É para o bem de quem ainda esta em atividade e que vai se beneficiar com um ambiente mais limpo, claro, transparente.”
Juan, Bom Senso FC – “Eu e Alex estamos aqui para oficializar o apoio do Bom Senso Futebol Clube a esse projeto do renascimento do futebol. Vivemos essa questão há quase dois anos e meio. Sabemos o que o Zico esta passando.”
Rafael Oliveira, coordenador da Football Rebirth –“ A ideia é que seja possível experimentar essa democracia, com a participação de todos. Os balanços e projetos da ONG serão votados e apresentados a todos e, consequentemente, fortalecido por toda a comunidade do futebol. Será uma ONG de apaixonados. Acreditamos no projeto de Crowdfunding e da forma mais transparente possível. Será uma forma de construir um futuro diferente para o futebol.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário