Nascida em Fortaleza, Tércia Montenegro publicou, entre outras obras, o livro de contos O tempo em estado sólido (FOTO: Reprodução/Edições Demócrito Rocha) |
A professora e escritora Tércia Montenegro, do Departamento de Letras Vernáculas da UFC, foi a vencedora do Prêmio Literário Biblioteca Nacional, na categoria Romance, com a obra Turismo para Cegos. A lista de vencedores foi divulgada terça-feira (3), no portal da Fundação Biblioteca Nacional.
A escolha foi feita por uma comissão julgadora composta por três especialistas, que levam em conta os quesitos qualidade literária, originalidade e contribuição à cultura nacional. Concedido anualmente, o Prêmio BN abrange nove categorias, como romance, poesia, conto, ensaio literário, entre outros, premiando autores, produtores e projetistas gráficos.
Sobre o livro
Lançado em 2015 pela editora Companhia das Letras, Turismo para Cegos é o romance de estreia de Tércia, antes já reconhecida por suas crônicas, contos e literatura infantil. O livro conta a história de Laila, jovem aluna de artes plásticas que tem os planos interrompidos por uma doença degenerativa que vai lhe custar a visão.
À medida que a doença se torna mais grave, tarefas simples do dia a dia tornam-se desafios. É nesse contexto que surge Pierre, funcionário público aparentemente inexpressivo que passar a cuidar de Laila com grande dedicação.
A autora
Nascida em Fortaleza, Tércia Montenegro publicou, entre outras obras, o livro de contos O tempo em estado sólido (São Paulo: Grua, 2012), que foi finalista do Prêmio Jabuti, na categoria Crônicas e Contos, em 2013, além dos livros de crônica Os espantos (Fortaleza: Demócrito Rocha, 2012) e Dicionário amoroso de Fortaleza (Anajé: Casarão do Verbo, 2014).
Com informações da UFC
Nenhum comentário:
Postar um comentário