sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Tarifa para migração da AM para FM será anunciada pelo Ministério das Comunicações em 10 dias

Link permanente da imagem incorporada
O ministro das Comunicações, André Figueiredo, participou ontem, em Canela (RS), do 23º Congresso da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert). Acompanhado do presidente da Agert, Roberto Cervo Melão, Figueiredo anunciou que a tarifa das outorgas das emissoras, ao buscarem a migração do AM para o FM, será definida em até 10 dias.

“É um compromisso resolver essa pendência. A equipe analisará parâmetros para apresentar uma proposta atrativa ao setor e que tenha a concordância do Tribunal de Contas da União”, afirmou, ao destacar que o segmento segue crescendo exponencialmente e contribuindo com o desenvolvimento do país.

Sobre a expansão da digitalização, Figueiredo relatou que segue negociando no governo para criar medidas alternativas para a popularização da tecnologia. “Estamos dialogando com o BNDES para a estruturação de linhas de crédito para a compra de televisores já compatíveis com a nova tecnologia”, explicou.

Sobre o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), o ministro detalha que o cronograma prevê R$ 50 bilhões em investimentos nos próximos anos, tendo grande parte desse valor oriundo das empresas de telecomunicações. “Com dimensões continentais, o Brasil precisa de uma rede de banda larga acessível e de qualidade. Isso será possível a partir do PNBL”, disse. “A meta é alcançar 90% da população e 70% dos municípios até 2018″, acrescentou o ministro, ao ratificar a necessidade de rediscutir as concessões”, acrescentou.

Na cerimônia de encerramento, a entidade promoveu a posse da nova diretoria, liderada pelo presidente Melão, além de entrega de um troféu ao ministro pela trajetória profissional. O presidente da Agert ressaltou que a integração é indispensável para o avanço da comunicação. “Seguimos com o propósito de levar a Agert para o interior. É a democratização cada vez mais garantida no setor. A parceria entre todos os envolvidos sustentam o processo de entrega de informações de qualidade para todo o nosso público gaúcho”, explicou.

O deputado federal Afonso Motta, líder do PDT na Câmara dos Deputados, afirmou que a associação contribuiu para o avanço do Rio Grande do Sul ao longo dos anos. “A radiodifusão gaúcha tem uma importante função: promover utilidade pública a partir da propagação de informações de qualidade para todos os cidadãos do estado. Isso faz parte da responsabilidade social que sempre foi priorizada na Agert”, pontuou o parlamentar, que é ex-presidente da Agert.

Ao falar do novo momento do Ministério das Comunicações, Motta valorizou a competência do novo gestor da pasta. “Tenho certeza que o André Figueiredo fará um grande empenho para desburocratizar o ministério e possa contribuir, na sua plenitude, com ações para contribuir por um Brasil melhor”, ressaltou.

Ao lembrar da importância do estado na história do país, Figueiredo remeteu aos líderes do Trabalhismo. “O Brasil deve muito ao Rio Grande, por ser o berço de Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola. Nesse caminho da história, ressalto a Rede da Legalidade, que permitiu a posse de João Goulart. A cadeia de rádios, organizada pelo então governador Brizola, mobilizou o país para garantir os direitos constitucionais”, valorizou.

Congresso

Durante os últimos três dias, o público contou com palestras e debates a revolução da comunicação, importância do rádio sustentabilidade, responsabilidade social, além de poder visitar a feira de equipamentos técnicos, que reúne lançamentos de produtos e tecnologias para o setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário