O engenheiro Francisco Rogério Gomes Leite tomou posse no cargo de Coordenador Estadual do DNOCS no Ceará, nesta sexta-feira (16/10), na sede do órgão, em Fortaleza. Na solenidade, o Dep. Fed. Macedo (PSL/CE), que é titular da Comissão da Transposição do Rio São Francisco da Câmara dos Deputados, defendeu a reestruturação e o fortalecimento do órgão. O parlamentar anunciou que, juntamente com mais dois deputados federais cearenses, destinou emenda parlamentar ao orçamento da União de 2016, no valor aproximado a R$ 150 milhões, para fortalecer ações do DNOCS no semiárido. Da emenda parlamentar individual do Dep. Macedo, mais R$7,5 milhões serão destinados ao órgão, com o objetivo de ampliar o número de poços perfurados no estado.
Para fortalecer o processo de reestruturação do DNOCS, o parlamentar sugeriu a criação de uma comissão especial voltada para a revitalização da instituição. Ele se comprometeu ainda a participar ativamente das reuniões e a mobilizar senadores, deputados federais e estaduais na luta por mais recursos para o DNOCS.
Sobre a possibilidade de incorporação do DNOCS à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o Dep. Macedo foi enfático. “Nós dizemos não. Não devemos aceitar. Nós temos que brigar para que o DNOCS seja fortalecido e não incorporado à Codevasf. Esse é um trabalho incansável. O DNOCS é saudável e plenamente resgatável, só depende de nós batalharmos. E coragem nós temos”, defendeu.
Solenidade de Posse
Participaram da solenidade autoridades políticas e servidores do DNOCS. O Termo de Posse foi assinado pelo diretor geral do DNOCS, Walter Gomes de Sousa. O novo coordenador estadual do DNOCS, Rogério Leite, comprometeu-se em atuar de forma séria nesse momento de extrema complexidade para o setor hídrico. “É um desafio enorme, mas temos que desempenhar nossa função com muito trabalho, união e solidariedade. O DNOCS foi o primeiro órgão a estudar a problemática do semiárido e tem sido gerido com responsabilidade e cumprido sua função institucional. Nossa missão é fortalecer ainda mais essa entidade”, destacou.
O diretor geral do DNOCS, Walter Gomes de Sousa, destacou que, além da necessidade de revitalização, é urgente a realização de concurso, diante do número de profissionais com aposentadoria iminente. “Há necessidade de concurso público urgente, para que os novos servidores possam captar o conhecimento técnico dos que estão em vias de aposentadoria”.
O Deputado Federal Macedo complementou a demanda apresentada pelo diretor do DNOCS, lembrando que uma máquina se faz em pouco tempo, mas uma capacitação técnica de um servidor não se procede em menos de vinte anos de serviço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário