A pequena cidade de Collecchio, na Itália, adotou uma nova regra que obriga o uso de fogos de artifício silenciosos durante as celebrações populares em respeito aos animais. A iniciativa é uma forma de evitar o pânico causado nos bichos durante shows pirotécnicos.
A decisão tem agradado os donos de bichos e as entidades de proteção dos animais, que alegavam que o barulho causado pelo queima de fogos era motivo de pânico entre os bichos. A intensidade do barulho é tamanha para a audição dos animais que causa pânico e danos irreparáveis à saúde dos bichos.
De acordo com veterinários, os animais têm uma audição mais desenvolvida do que o ser humano, os cães, por exemplo, conseguem percebe um ruído com quatro vezes mais intensidade do que os humanos. Segundo a Sociedade de proteção dos animais da região, muitos cachorros desenvolvem fobias causadas pelo barulho dos fogos. Em alguns casos, os cães precisam usar sedativos e tranquilizantes para suportar os fortes ruídos causados pela pirotecnia.
Os pássaros também sofrem com o barulho causado pelas detonações dos fogos e muitas vezes morrem, pois voam desorientados e acabam colidindo fatalmente em muros e outros obstáculos.
A Prefeitura de Collecchio ofereceu o primeiro show pirotécnico com fogos silenciosos no dia 27 de setembro e a população aprovou a iniciativa.
Redação O POVO Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário