sábado, 26 de setembro de 2015

Greve do INSS chega ao fim no Ceará

“Após 81 dias de greve, os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Ceará decidiram encerrar a paralisação, após assembleia realizada na tarde desta sexta-feira, 25. A categoria acatou a proposta de aumento do Governo Federal: reajuste de 5,5% em agosto de 2016 e 5% em janeiro de 2017. O Ceará acompanhou a decisão de outros estados, que também encerraram a greve nesta sexta-feira.

O atendimento ao público será retomado na próxima terça-feira, 29. Os servidores realizarão, na segunda-feira, 28, serviços internos, para atualização da senha dos servidores e organização de atendimento, conforme a diretora do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Ceará (Sinprece), Carmem Marques.
Apesar de aceitos pelos servidores, a diretora criticou os percentuais propostos pelo governo. “A gente tinha 27% de perda de 2012 pra cá e foram dados 10,8% em dois anos. Não foi ganho financeiro. Houve uma pequena correção da inflação”, avaliou Carmem.

“Acabamos aceitando porque foram 81 dias de greve com incertezas, ameaças, e a gente precisou avaliar e ter responsabilidade”, disse a diretora.

Reivindicação
A categoria cobrava, inicialmente, reajuste salarial de 27,5% imediato, enquanto o Governo Federal oferecia acréscimo de 21% parcelado em quatro anos.
“E, decrescente, o reajuste começava com 5,5% em 2016 e terminava com 4% em 2019. A gente ia ficar quatro anos preso, sem questionar salário. Então o Governo aceitou reduzir para dois anos”, informou a diretora.
Além disso, os servidores exigiam que as gratificações integrassem o salário. “Hoje, 70% do salário dos servidores são de gratificações vinculadas à metas e produtividade. Com a greve, ficou acertado que será criado um comitê gestor para estudar o plano de carreira, a longo prazo, pelos próximos anos”, acrescentou.

No Brasil, 16 estados brasileiros aderiram à greve, entre eles São Paulo, Maranhão e Bahia. Na época em foi deflagrada a greve, o INSS informou que estava oferecendo remarcação de atendimento aos prejudicados.”
(O POVO Online)

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