Diversas autoridades da política e do judiciário manifestaram pesar sobre o falecimento do cearense Paes de Andrade, que faleceu na tarde desta quarta-feira (17) em Brasília.
Dilma Rousseff
Presidente do Brasil
“Desejo expressar meu pesar pela morte de Antônio Paes de Andrade. Ex-presidente da Câmara dos Deputados e embaixador doBrasil em Portugal, foi importante liderança no PMDB e ativo participante da vida política do País. Perdem o Ceará e o Brasil com a partida de Paes de Andrade. Manifesto meus sentimentos a sua família, amigos e correligionários.”
Renan Calheiros
Presidente do Senado
“Foi com muita tristeza que recebemos no dia de hoje a notícia da morte de um dos mais importantes homens dos quadros do meu partido, o PMDB. Antônio Paes de Andrade dedicou a maior parte de seus 88 anos de vida à melhor maneira de fazer política. Prova disso foi a confiança que os cearenses demonstraram em sua figura nas urnas, elegendo Paes de Andrade inúmeras vezes desde 1963. Este nordestino de fibra e coragem chegou a ser sucessor de Ulysses Guimarães, em 1989. O brilhantismo de Paes também se refletiu na literatura; publicou dezenas de livros. Suas ponderações, seguramente, far-se-ão sentidas entre todos nós. Com pesar, apresento meus sentimentos a Dona Zilda e toda a família.”
Tasso Jereissati
Senador da República
“O deputado Paes de Andrade foi uma das lideranças mais importantes da história recente do meu estado do Ceará. Ele soube, em todos os momentos, honrar a vida pública e o povo cearense, seja na oposição no velho PSD, no MDB, sendo, talvez, uma das grandes figuras mais resistentes à ditadura militar, saindo sequer um milímetro da sua linha de dignidade, dos seus conceitos, dos seus princípios profundamente democráticos, desde o primeiro momento da revolução até os momentos de redemocratização.”
Camilo Santana
Governador do Ceará
“Lamento a morte de Antônio Paes de Andrade, um dos grandes políticos da história do Ceará. Natural de Mombaça, o advogado e professor foi deputado estadual, federal e presidente da Câmara dos Deputados entre 1989 e 1991, tendo assumido algumas vezes a Presidência da República interinamente. Ele sancionou, inclusive, o projeto de construção do açude Castanhão. Paes de Andrade também foi embaixador do Brasil em Portugal. Deixo aqui meu abraço e meus sentimentos à família e aos amigos, e declaro luto oficial de três dias no Estado”.
Roberto Claudio Rodrigues Bezerra
Prefeito de Fortaleza
“O deputado Paes de Andrade incorporou, ao longo de sua vida pública, um sentimento libertário muito peculiar e extremamente rico do ponto de vista da atuação parlamentar. Sua história sintetiza o pensamento de um homem que alinhou mente, coração e voz em defesa de grandes temas e relevantes projetos de interesse da nossa gente, com inserção num momento particularmente difícil de nossa história. Paes de Andrade deixa um legado que está associado aos grandes nomes da história política do Ceará e do Brasil, compondo um elenco onde estão grandes expressões da política nacional”.
Deputado Zezinho Albuquerque
Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará
“A sociedade cearense lamenta profundamente o falecimento do ex-deputado estadual, ex-presidente da Câmara dos Deputados e ex-presidente interino do Brasil, Antonio Paes de Andrade. Nome de reconhecido espírito público, prestou grandes serviços ao Ceará e ao País desde a década de 1950. Sua luta pela retomada da democracia no Brasil e a trajetória que se confunde com a do próprio Poder Legislativo são dignas de reconhecimento. Que Deus dê conforto aos familiares e aos amigos neste momento difícil”.
Iracema Vale
Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará
“Paes de Andrade foi um cearense de força. Um político nato da necessidade de ajudar seu povo. De mitigar sofrimentos. Uma solidariedade natural para quem era filho do sertão. Da aguerrida Mombaça. Como deputado estadual, deputado federal, presidente da Câmara, presidente da República e embaixador do Brasil em Portugal, Paes dignificou o Ceará. Encheu de orgulho os cearenses, defensores ou não de sua cor partidária. Sua morte abre uma lacuna na representação política”.
Moses Rodrigues
Deputado federal (PPS)
“Presidente de honra do PMDB, Paes de Andrade exerceu os cargos de deputado estadual e federal. Ao lado de Ulysses Guimarães combateu a ditadura militar. O político ainda ocupou o cargo de presidente interino do Brasil, quando promoveu uma das maiores políticas de enfrentamento à seca do Estado do Ceará, ao autorizar a construção do Açude Castanhão. Nesse momento de dor, rogamos a Deus que conforte todos os familiares e amigos deste estimado político”.
Senador José Pimentel
Líder do Governo no Congresso Nacional
“Manifesto o meu sincero pesar pelo falecimento do ex-deputado federal, Antônio Paes de Andrade, que também presidiu o PMDB. Em todas as atividades que desempenhou ao longo de sua carreira, Paes de Andrade sempre teve como objetivo a luta por um Ceará e um Brasil mais justo e democrático. Defendeu a democracia inclusive nos ambientes internacionais. Paes de Andrade permanecerá para sempre na lembrança do povo cearense e de todos aqueles que tiveram o privilégio de acompanhar sua trajetória política. Que Deus conforte todos os seus familiares e amigos. Paes de Andrade fará muita falta ao Ceará!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário