sexta-feira, 22 de maio de 2015

Comitiva visita obras da Transposição do São Francisco

O governador Camilo Santana (PT), acompanhado de uma comissão de deputados estaduais, visita, nesta sexta-feira (22) as obras da Transposição do Rio São Francisco. As visitas técnicas acontecem nos municípios de Mauriti e Jati, onde serão observadas as estações de bombeamento, além do sistema por meio do qual as águas entrarão no canal do Cinturão das Águas (CAC).

A visita acontece após reunião de Camilo com a presidente Dilma Rousseff, onde, mais uma vez, a petista assumiu o compromisso de concluir parte das obras da transposição. “Ela [Dilma] afirmou, claramente, que será prioridade do governo dela concluir e [fazer] chegar a água do São Francisco até o sul do Ceará até meados dos anos que vem”, disse o governador.

Nordeste

Além disso, Camilo informou que um plano emergencial de combate à seca nos estados mais afetados pela estiagem no Nordeste deverá ser anunciado em breve pelo governo federal. O projeto de Integração do São Francisco, que começou a ser construído em 2007, tem extensão total de 469 quilômetros. A estimativa é que, quando a obra estiver concluída, 11,6 milhões de pessoas sejam atendidas com fornecimento de água em cidades que sofrem com a estiagem no Ceará, na Paraíba, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte.
Ceará
Do lado cearense, a transposição aliada ao Cinturão das Águas do Ceará ampliará a distribuição dos recursos hídricos em todo o Estado. São 1.300 quilômetros de canais, sifões e túneis que vão receber a transposição do Rio São Francisco, levando água para 12 bacias hidrográficas do Ceará.

A segunda etapa da visita acontece em Missão Velha, onde está sendo construído o Túnel Veneza, com 2,3 quilômetros de extensão. Nesse ponto, técnicos da Secretaria dos Recursos Hídricos e das empresas responsáveis pela obra devem apresentar às autoridades detalhes do projeto que, nesta primeira etapa, tem 150 quilômetros de extensão com investimento de R$ 1,6 bilhão. As águas beneficiarão, somente nesta etapa, mais de um milhão de pessoas na região do Cariri.

Atraso
O Ministério da Integração Nacional já fala na conclusão e entrega da obra em 2017. A informação foi divulgada na semana passada, durante audiência pública na Câmara dos Deputados. Ao admitir o atraso, o ministro observou que obras de porte semelhante em andamento em outros países, como China e Japão, também levam tempo parecido para serem concluídas.

Comissão
A comissão da Assembleia Legislativa que acompanhará o governador é composta pelos seguintes deputados: Além de Zezinho Albuquerque (Pros), Elmano Freitas (PT), Joaquim Noronha (PP), Leonardo Pinheiro (PSD), Welington Landim (Pros), Zé Ailton Brasil (PP) e Bethrose (PRP).

Com informações do OE

Nenhum comentário:

Postar um comentário