Como ser produtivo no escritório |
Os primeiros 15 minutos de um dia de trabalho são importantes para determinar se o resto do dia irá ser produtivo ou cansativo e frustrante. Esta é a convicção de Yong Kang Chan, Conhecido por Nerdy Creator, ele é autor do livro "Fearless Passion: Find the Courage to Do What You Love", enquanto promove estratégias de produtividade e desafia pessoas de várias áreas a desenvolver a sua criatividade nesta plataforma.
Assim, Nerdy Creator defende que o ideal nos primeiros 15 minutos do dia de trabalho é:
1. Chegar 15 minutos com antecedência ao local de trabalho. Passear um pouco pelas instalações durante este tempo, pois é o necessário para o trabalhador se preparar para o dia que começa, sobretudo se no dia anterior saiu cedo, como deve ser a regra.
2. Instalar-se no local de trabalho como profissional. Tal como um grande cirurgião ou chef de uma conceituada cozinha, o profissional deve organizar o espaço onde vai trabalhar para não perder tempo desnecessário.
3. Fazer uma revisão do trabalho anterior. Sobretudo quando se regressa de fim de semana ou de férias, em vez de saltar abruptamente para os assuntos. Nessa revisão, verificar lista de assuntos mais urgentes e deadlines dos mesmos.
4. Identificar não mais do que três assuntos a tratar. Escolher os mais importantes e evitar o multitasking de assuntos, pois isso já se provou que é altamente prejudicial não só para a produtividade como, a médio prazo, para a saúde.
5. Identificar claramente o que se quer alcançar em cada dia detrabalho.Yong Kang Chan dá o exemplo de Ron Friedman, especialista em motivação humana, que aconselha a pergunta: "O dia acabou e estou a sair do escritório com um tremendo sentido de realização. O que foi que eu consegui?"
6. Não ler nenhum email, a menos que seja extremamente urgente.Antecipar a sua leitura só vai provocar distração no início do dia, sobretudo para quem começar a responder por ordem cronológica. E não começar logo a falar com os colegas sobre trabalho ou atribuir tarefas. Vá com calma.
7. Colocar o telefone em silêncio. É a única forma de começar a cumprir o estabelecido desde o primeiro minuto de trabalho, sem ser incomodado por telefonemas ou mensagens.
8. Visualizar, em imagens, como irá ser o dia de trabalho. Tal como os atletas visualizam estratégias de treino e competição, o trabalhador deve programar o seu subconsciente para a forma como vai correr o dia. Respirar fundo, levando oxigénio ao cérebro, permite pensar claramente e ficar calmo.
9. Fazer alguns exercícios de alongamento. Para compensar muitas horas em frente do computador, o trabalhador deve também fazer alguns alongamentos leves nos primeiros 15 minutos do tempo e depois repetir ao longo do dia.
10. Respeitar religiosamente estes 15 minutos. O trabalhador deve ter bem ciente as suas prioridades, como, nunca se julgando super mulher ou super homem, tal como os colegas devem respeitar este tempo e espaço. No final, o trabalhador deve sentir-se grato pelo dia que começou, pelo que vai aprender, pelo que vai ajudar os colegas e ser produtivo para a empresa que o contratou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário