sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

CDLs do Estado querem crescer 12,5% no ano

Para o diretor do SPC, Francisco Bento de Souza, a primeira reunião com transmissão simultânea foi um grande passo para uma maior democracia dentro das decisões, além de garantir que todos estivessem por dentro das novidades
Para o diretor do SPC, Francisco Bento de Souza, a primeira reunião com transmissão simultânea foi um grande passo para uma maior democracia dentro das decisões, além de garantir que todos estivessem por dentro das novidades
Sobral. O Conselho Estadual do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC-CE) realizou a primeira reunião do ano, na Zona Norte do Ceará, em Sobral. Cerca de 60 Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) estiveram presentes, por meio de transmissão "online", a fim de conhecer metas para 2015, quando as entidades pretendem crescer 12,5% ante 2014, no que tange ao número de associados e serviços prestados, como consultas e registros.
O grupo composto por 11 membros, formado pelos presidentes da CDL Fortaleza, Severino Ramalho Neto, e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE), Freitas Cordeiro, e representantes municipais, apresentaram o Cartão Empresarial BNB/FCDL, e benefícios para associados das Câmaras, como a transformação das mensalidades em bônus para celulares e convênio com a Rede, empresa de maquinetas de cartão de crédito.

Crescimento acima da média
O Presidente da FCDL, Freitas Cordeiro, avalia que o comércio cearense segue em direção oposta a do restante do País, tendo o varejo tido um crescimento de aproximadamente 6%, no último ano, contra os 2%, do restante do Brasil. "Claro que há a expectativa de refração neste ano, mas existe a macroeconomia e a micro, e não podemos aplicar as expectativas da macro, no caso a refração, na micro, pois pode gerar pânico e ações desnecessárias como meio de defesa antecipada", declarou.
Democracia
Para o diretor do SPC e representante do Centro-Sul, Francisco Bento de Souza, essa primeira reunião com transmissão simultânea foi um grande passo para uma maior democracia dentro das decisões, além de garantir que todos os presidentes e associados estivessem por dentro das novidades, opinião compartilhada pelo presidente da CDL de Fortaleza, Severino Neto.
Severino avalia que o encontro aconteceu em um momento importante, compartilhando formas de qualificar todo o comércio e informar aos associados, frisando a missão do conselho em zelar pelo uso correto e seguro do banco de dados. Além da Reunião Ordinária do Conselho Estadual do SPC, aconteceu, ainda, palestra do empresário Pio Rodrigues, com o tema "A importância do movimento lojista", seguida da solenidade de posse da nova Diretoria da CDL Sobral, que atuará no triênio 2015/ 2018. Quem estará à frente da nova gestão da entidade neste período é o empresário Henrique Augusto Pereira Pontes. "Em outros momentos, levamos também cursos para ações para qualificar lojistas", detalhou.
Endividamento é menor em janeiro
Rio. As famílias brasileiras começaram o ano menos endividadas, mas longe de ter fôlego para iniciarem um novo ciclo de consumo. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) informou ontem, que o porcentual de famílias endividadas recuou para 57,5%, em janeiro, ante 59,3% de dezembro de 2014, e 5,9 pontos abaixo dos 63,4%, de janeiro do ano passado.
É o menor nível para o indicador desde junho de 2012, pela série da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), que considera dívidas com cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguros. O problema é que a queda no endividamento se deu pelo lado negativo, por causa das incertezas da economia. Os consumidores estão com mais receio de assumir dívidas. Assim, não dá para vislumbrar espaço para um impulso por causa do endividamento menor, segundo a economista Marianne Hanson.
O índice de famílias com dívidas ou contas em atraso diminuiu no mês, de 18,5% para 17,8%. Em janeiro de 2014, o porcentual de famílias inadimplentes ficou em 19,5%. Para 2015, o endividamento deverá seguir em queda na visão da economista, pois a disposição para o consumo deverá seguir retraída.
Classe C controla mais
Em se tratando de consumo e endividamento, o consumidor da classe C está mais consciente e atento à quantidade dívidas que toma pelo que indica a pesquisa da Boa Vista SCPC em parceria com o programa Finanças Práticas, que revelaram: 85% dos compradores têm o costume de controlar os seus gastos e ganhos. O levantamento eletrônico foi realizado com mil consumidores de todo o País. Deste total pesquisado, 79% avaliam o quanto do orçamento já está comprometido até o pagamento da última parcela, antes de efetuarem uma nova dívida, 94% realizam pesquisa de preços antes de uma compra, e 72% levam em consideração se o valor da parcela caberá no orçamento.
Cosméticos ficarão até 12% mais caros
Brasília. A decisão do governo de passar a cobrar IPI no atacado do setor de cosméticos provocará um aumento real dos preços ao consumidor de 12%, em média, e uma queda nas vendas dos produtos atingidos de 17% a 18%. Esse foi o recado passado ao secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), João Carlos Basilio, e executivos de empresas do setor.
A Receita Federal publicou ontem, o Decreto 8.393, instituindo a cobrança de IPI também no atacado, quando pertencer ao mesmo grupo empresarial da indústria. Rachid contou que, desde o anúncio da medida, o setor vem tentando uma reunião com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e com o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, mas não foram atendidos.
Segundo o presidente da Abihpec, com a queda nas vendas, 200 mil podem ser demitidos. Ele ainda afirma que a arrecadação será de R$ 1,5 bilhão, maior que a anunciada pelo governo, de R$ 653 milhões - quantia que ficaria com o governo, após o repasse para os estados.
Jéssyca Marques
Colaboradora

Nenhum comentário:

Postar um comentário