sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Após críticas e polêmicas, Estádio Coliseu de Alto Santo será inaugurado

http://bastidoresdoceara.com/wp-content/uploads/2014/12/Est%C3%A1dio-Coliseu-de-Alto-Santo-Foto-www1.folha_.uol_.com_.br_.jpeg
Estádio Coliseu de Alto Santo (Foto www1.folha.uol.com.br)
Após cinco anos de obras, polêmicas na imprensa nacional devido ao alto investimento e aterramento de reservatório de água, bem como destaque na mídia por reproduzir o antigo anfiteatro de Roma, o Estádio Coliseu de Alto Santo finalmente será inaugurado, ou melhor, pré-inaugurado. A data prevista é 18 de janeiro de 2015, com jogo entre Quixadá e Fortaleza, às 16 horas, horário que deverá ser confirmado pela Federação Cearense de Futebol.  O jogo será válido pelo Campeonato Cearense Série A 2015.
As críticas nacionais se deram devido ao alto investimento na obra, com valor divulgado de R$ 1,3 milhão, dividido entre Governo Federal e Prefeitura. O argumento é que enquanto se investe em uma réplica do Coliseu de Roma, com capacidade para receber 20 mil pessoas, número maior do que o total de habitantes do município (16 mil), a cidade e região precisa de financiamentos para áreas prioritárias, como saúde e educação, e sofrem com estiagem há quatro anos. A obra foi criticada por ser construída em um espaço onde existia um reservatório de água, sendo preciso aterrá-lo. Em entrevista concedida à Folha de São Paulo, o ex-prefeito Adelmo Aquino justificou dizendo que a falta d’água não é problema, pois dois grandes açudes abastecem a cidade com grande volume de água, o Castanhão e a Barragem do Figueiredo.

Apesar das críticas, a Prefeitura de Alto Santo vai realizar a pré-inauguração do grandioso projeto, de iniciativa do ex-prefeito e continuado pelo atual gestor José Iran Paulino. Na manhã de hoje, nossa equipe tentou falar com o prefeito José Iran, mas o celular estava fora da área de cobertura ou desligado. Então conversamos com o secretário de Esporte de Alto Santo, Márcio Bezerra, que disse se sentir muito feliz, não como secretário, mas como ser humano, por a cidade ter um estádio de futebol.
Márcio também falou sobre as críticas da imprensa nacional, quando publicou que Alto Santo construía um gigantesco estádio, sendo que a cidade não possui time de futebol.   “As pessoas não sabem que quando fomos iniciar a obra tínhamos um time. Nos anos de 2007 e 2008 os atletas saíam de Alto Santo para treinarem na cidade vizinha, em Russas, devido a nossa falta de estrutura”, disse. Hoje o time não existe mais, mas o estádio garante espaço para práticas esportivas de 200 crianças e adolescentes, com idades entre 9 e 17 anos, através de escolinhas de futebol do Programa Segundo Tempo. “A melhor coisa é quando lhe perguntam onde está seu filho e você diz que está no campo, praticando esporte, e não na rua usando drogas”, disse explicando a importância do equipamento para a cidade.
De acordo com o Secretário, a obra não será inaugurada, o jogo será uma pré-inauguração, pois o prefeito da cidade pretende entregar o estádio somente quando estiver 100% das obras concluídas, com show gospel previsto também para 2015. Ele disse que o Estádio Coliseu está com 90% da construção finalizada. O equipamento dispõe de arquibancada concluída, com capacidade para seis mil pessoas, e estão em fase conclusivas quatro vestiários, oito cabines de imprensa, 12 banheiros e quatro bares. O gramado existe há cinco anos, é mantido pela Administração Municipal e nunca recebeu um evento.
Márcio disse que o projeto arquitetônico inicial teve que ser alterado, e isso atrasou a conclusão da obra, pois estava prevista apenas uma entrada/saída, e precisou abrir mais duas, para a segurança do torcedor. Sobre as críticas da arquibancada, esclareceu que a imprensa nacional se equivocou, pois o projeto inicial apresenta arquibancada apenas para seis mil pessoas e não 20 mil como foi divulgado. “Os 20 mil lugares seriam no futuro, caso houvesse necessidade, uma ideia do ex-prefeito que tem visão futura”.
Sobre o aterramento do reservatório para a construção do Coliseu, o gestor esportivo confessou que realmente existia uma lagoa, mas que a água não servia para consumo ou uso humano. “Era um espaço aberto, com água suja, que servia apenas para criação de porcos e banho de animais”. Na opinião dele, a imprensa nacional fez todo esse alarde para prejudicar a reeleição da presidenta Dilma Rousseff, já que a maior parte da obra é custeada pelo Governo Federal e as notícias foram publicadas antes das eleições. “Depois das eleições, nunca mais vieram aqui”, completou.
É grande a expectativa para a pré-inauguração do Estádio, com a realização do jogo. O assunto é bastante comentado nas redes sociais. O equipamento se tornou um ponto turístico, quem passa no local pára para admirar e fotografar. Segundo as informações da Prefeitura, apesar da beleza e grandiosidade da fachada, a parte interna é simples, sem luxos, como qualquer outro equipamento esportivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário