sábado, 1 de novembro de 2014

Russas: Inaugurada Ong Abrace-Transformando Vidas de combate ao câncer

Padre Claudio ao lado da diretoria da Abrace, após bênção das instalações 
Na noite desta sexta(31) a cidade de Russas deu um grande passo na luta de combate e prevenção ao Câncer. A iniciativa é da Ong Abrace- Transformando Vidas, que abriu suas portas ao publico.
Para marcar o momento uma caminhada foi organizada e reuniu centenas de pessoas que saíram da praça do estudante, com chegada na sede da Abrace na Vila Matoso, 82. 
A Ong pretende ajudar pacientes, parentes e amigos de portadores de câncer, bem como trabalhar a divulgação e mobilização pela prevenção, que é um dos pontos mais importantes de toda luta contra o câncer.
Pronunciamentos de pessoas que venceram a doença, outras que lutam no momento deram  o tom da emoção do momento vivido pelos presentes.
Padre Claudio adere a campanha do Novembro Azul
Como primeira ação, a ong já lançou com os homens presentes a campanha, Novembro Azul, com o objetivo de orientar a população masculina sobre a importância do exame de toque retal e PSA para diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que em sua estimativa 2012/2013 apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama. Pesquisa* realizada pelo Datafolha para a SBU, em 2009, constatou que o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame.
De acordo com o presidente da SBU, Aguinaldo Nardi, cerca de 30% dos pacientes do SUS são diagnosticados com câncer de próstata já avançado. Se forem descobertos no início, 90% dos casos são curáveis. “Um a cada seis homens terá câncer de próstata e 1 a cada 36 morrerá da doença”, afirma Nardi. De acordo com ele, falta uma porta de entrada para o paciente masculino. 
A Ong Abrace é presidida por Silvia Mascarenhas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário