sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Mestres da Cultura visitam Colina do Horto

Aproveitando a passagem pelo Cariri, mestres foram até a estátua do Padre Cícero
Aproveitando a passagem pelo Cariri, mestres foram até a estátua do Padre Cícero
FOTO: ROBERTO CRISPIM
 
Crato Os mestres da cultura retornaram ao Cariri para participarem da 9ª edição do Encontro Mestres do Mundo, iniciada ontem, nesta Cidade, com a realização da primeira Mesa de Prosa, por volta das 14 horas, com discussão do tema "Caminhos que se cruzam - Mestres, saberes e políticas públicas". Antes, porém, foram pela manhã até a Colina do Horto, em Juazeiro, visitar a estátua de Padre Cícero.
O evento homenageia os 55 mestres da cultura e celebra através do reconhecimento pessoas, grupos e comunidades que são detentoras da tradição popular do Ceará, além de ser parte integrante do programa Tesouros Vivos da Cultura, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). O Ceará deverá ganhar mais cinco Mestres do Mundo até o início do mês de março de 2015. Atualmente, os 184 municípios do Estado são representados por apenas 55 mestres da cultura popular.

O edital, aberto para a escolha de novos representantes, foi prorrogado até o mês de dezembro e as expectativas são de que sejam apresentadas cerca de 80 candidaturas para o processo de escolha. A seletiva acabou sendo atrasada por conta das eleições gerais realizadas neste ano.
Cada mestre recebe um salário mínimo mensal e vitalício, custeado pelo Estado, como forma de valorização ao esforço desenvolvido na manutenção das tradições culturais em seus municípios de origem. Quando criada, em 2003, a Lei que institui os mestres da cultura permitia que fossem eleitos até 12 mestres a cada ano. Em 2006, no entanto, uma modificação na legislação estabeleceu que o número de mestres cearenses não poderia ser maior que sessenta.
Ampliação
Durante a visita realizada pelos mestres da cultura à estátua de Padre Cícero um dos membros da Coordenadoria do Patrimônio Histórico da Secult, Otávio Menezes, explicou que o debate em torno da ampliação do número de mestres vem acontecendo já de algum tempo.
"Desde a gestão do então secretário Francisco Pinheiro esse tema surge como necessário pela importância que há em se garantir a preservação de toda e qualquer forma da cultura popular no Estado.
O evento contou com a participação, dentre outros, de Mestre Aldenir , representante do Reisado do município de Crato; Mestre Bule Bule, cantador do Estado da Bahia, da Secretária Municipal de Cultura, Dane de Jade; e da professora Lourdes Macena, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
Roberto Crispim
Colaborador

Nenhum comentário:

Postar um comentário