terça-feira, 21 de outubro de 2014

Limoeiro se mobiliza para recuperação da Sé

Conforme os laudos técnicos, as torres da Catedral são as mais comprometidas com fissuras, daí a urgente necessidade de reforma
Conforme os laudos técnicos, as torres da Catedral são as mais comprometidas com fissuras, daí a urgente necessidade de reforma
Limoeiro do Norte. A Catedral da Imaculada Conceição deste município, local mais visitado por turistas da região do Vale do Jaguaribe, passa por uma grande reforma, com o objetivo principal de reparar as estruturas físicas das duas torres e eliminar as rachaduras que lhe dão o aspecto atual de deterioração e abandono. Na parte interna, o teto também está sendo consertado com reparos nas goteiras e vazamentos.
A Câmara de Dirigentes Lojista (CDL) de Limoeiro do Norte está à frente do projeto da reforma. Com isso, desenvolve atividades no sentido de sensibilizar o empresariado local e a sociedade civil, com o objetivo de levantar recursos para serem aplicados na obra.
Em reunião de diretoria da entidade, o pároco da Catedral, padre Zionette Alves, e o bispo diocesano, dom José Hering, apresentaram um documento constando um prognóstico sobre a atual situação da Catedral. Segundo os engenheiros que vistoriaram o prédio, foram detectadas algumas anormalidades na estrutura física da alvenaria da igreja, visto que a fachada da matriz apresenta fissuras consideradas graves.
Após a reunião com os religiosos, ficou acordado que seria realizada uma campanha beneficente. Dentre as ações, está previsto um bingo de uma moto zero km e um automóvel Classic. O evento acontecerá no próximo dia 8 de novembro, no Social Clube Bezerra Show.

O carro foi adquirido em parceria com a Câmara Municipal e a moto, doada por um empresário da cidade. Para o torneio, foram disponibilizadas mil cartelas , ao valor de R$300,00 a unidade. Os organizadores já solicitaram alvará junto à Justiça, tendo em vista tratar-se de um evento sem fins lucrativos.
Motivação
O Presidente da CDL de Limoeiro do Norte, Ney Wellington de Freitas, informou que a classe empresarial local está bastante empenhada nesta causa por entender que a Sé representa um importante polo de atração do turismo religioso.
"A CDL e seus associados têm a preocupação de colaborar, a fim de recuperar as torres da Igrejas", destacou. Outra ação colaborativa que está em andamento, paralelo ao bingo, é a arrecadação através dos envelopes, que tem como foco envolver as pessoas que não podem adquirir a cartela do bingo.
O presidente da CDL espera atingir o teto da arrecadação em tempo recorde em função da urgência da reforma. De acordo com o empresário Ney Welligton, foi realizada outra perícia, pela Empresa Edro Engenharia, que revelou um laudo mais detalhado, acusando certo grau de comprometimento. Segundo ele, a Catedral tem 170 anos e nunca passou por uma reforma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário