terça-feira, 30 de setembro de 2014

Consignado: prazo maior começa a valer amanhã

Atualmente, financiamentos têm de ser liquidados em até 60 parcelas. A partir de amanhã, os mesmos poderão ser pagos em até 72 meses
Atualmente, financiamentos têm de ser liquidados em até 60 parcelas. A partir de amanhã, os mesmos poderão ser pagos em até 72 meses
Foto: Bruno Gomes
 
O aumento do prazo para o pagamento de empréstimos consignados feitos por aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) começa a valer amanhã, de acordo com portaria publicada ontem no Diário Oficial da União.
Os financiamentos, que atualmente têm de ser liquidados em até 60 parcelas, passarão a poder ser pagos em até 72 meses. Segundo a portaria, o mesmo é válido para cartão de crédito.
A decisão foi tomada na semana passada pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS). De acordo com informações do Ministério da Previdência Social, 91% dos contratos de crédito consignado ativos até o último mês de agosto possuíam prazos entre 49 e 60 meses. As taxas de juros, porém, serão mantidas em até 2,14% ao mês.
O crédito consignado é aquele no qual a parcela da dívida é descontada da remuneração do tomador antes que ele a receba. O procedimento diminui o risco de calote para e faz com que as taxas de juros sejam mais baixas.

Recorrência
Não é a primeira vez que o INSS adota prazo máximo de 72 meses para os empréstimos com desconto em folha. Segundo o Ministério da Previdência, entre 2004 e 2005, o instituto também permitia o endividamento por esse prazo.
O consignado começou em dezembro de 2003, com prazo máximo de 36 meses, que acabou sendo estendido na medida em que os bancos e beneficiários ficavam mais confortáveis com a nova modalidade. A ampliação das parcelas é uma forma conservadora de estimular o crédito.
Média
O prazo médio dos empréstimos do INSS é de 57,3 meses, enquanto fora desse segmento (sem garantia) a duração média é de 40,4 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário