A partir da próxima semana, o eleitor poderá conhecer as propostas dos mais de 26 mil candidatos às eleições de outubro. Começa, na próxima terça-feira (19), a propaganda partidária no rádio e na televisão. O horário eleitoral segue até o dia 2 de outubro, 3 dias antes da votação do primeiro turno.
O horário eleitoral é a principal oportunidade de os candidatos aos
cargos de deputado, senador, governador e presidente da República
ganharem visibilidade para tentar conquistar o voto do eleitor.
Segundo o cientista político da Universidade de Brasília (UnB), João Paulo Peixoto, a propaganda eleitoral de rádio e TV é importante para que os candidatos fiquem conhecidos.
De acordo com ele, a influência costuma ser maior em um eventual
segundo turno, quando os candidatos a governador ou presidente vão para o
confronto final. “É difícil mensurar o efeito [dos programas
partidários na campanha eleitoral]. É uma oportunidade para que os
candidatos tenham visibilidade maior. Isso tem impacto”, destacou.
Na avaliação do cientista político e professor da UnB Leonardo Barreto,
os candidatos que estão atrás nas pesquisas de intenção de voto devem
tentar a reação na disputa nos primeiros dias de transmissão dos
programas eleitorais, quando o ouvinte ou telespectador está mais atento
aos programas.
Apesar disso, ele não acredita em uma alteração brusca de cenário por
conta do horário eleitoral. “As pessoas querem mudança, mas não querem
mudar por mudar. Elas querem ser seduzidas por uma nova história. Não
acredito que o tempo de TV vai mudar o cenário que está posto”, disse
Barreto.
A propaganda eleitoral para os candidatos que disputam o cargo de
presidente será veiculada no rádio às terças, quintas e sábados em dois
horários: das 7h25 às 7h50 e das 12h25 às 12h50. Na TV, nos mesmos dias,
os horários serão das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55. Às segundas,
quartas e sextas, a propaganda será destinada aos demais cargos em
disputa.
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