quinta-feira, 31 de julho de 2014

Pronatec Brasil Sem Miséria recebe 28,9 mil matrículas

A população de baixa renda do Ceará demonstra vontade de se qualificar, garantir melhores empregos e aumentar sua renda. Desde 2011, 28,9 mil pessoas, em 144 municípios, já se matricularam nos cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) voltados ao público do Plano Brasil Sem Miséria. Ao todo, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) investiu R$ 57,7 milhões no programa no estado.

O programa é uma das principais ações de Inclusão Produtiva Urbana do Plano Brasil Sem Miséria. Com foco nas pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente, os beneficiários do Bolsa Família, a iniciativa do governo federal promove o acesso à qualificação profissional gratuita e de qualidade para as pessoas inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais do governo federal. Neste segundo semestre, estão sendo abertas mais 22,2 mil vagas no estado.
A parceria entre o governo federal, o governo estadual, as prefeituras e as instituições ofertantes dos cursos é um dos fatores para o sucesso do Pronatec Brasil Sem Miséria. A quantidade de vagas e as matrículas são fruto da atuação das áreas de assistência social do estado e das prefeituras, que garante que mais pessoas pobres e extremamente pobres possam participar dos cursos de qualificação profissional ofertados no programa.

Melhoria – O Pronatec Brasil Sem Miséria derruba o mito de que os beneficiários do Bolsa Família são desestimulados a trabalhar. Em todo o Brasil, já são quase 1,4 milhão de matrículas feitas pelo público do Cadastro Único. Destes, 75% concluíram os cursos e receberam seus certificados – no Ceará este resultado é ainda melhor, com 81% de alunos aprovados.

Isso tem proporcionado mão de obra qualificada aos empregadores, já que os tipos de cursos oferecidos levam em conta as oportunidades abertas em cada região. Quem participa recebe gratuitamente material escolar, transporte e lanche.

Pagos pelo governo federal, os cursos são ministrados por estabelecimentos de qualidade reconhecida pelo mercado, como os institutos federais e as instituições do Sistema S (Senai, Senac, Senat e Senar). Para participar do Pronatec Brasil Sem Miséria, é preciso ter no mínimo 16 anos e estar cadastrado ou em processo de inclusão no Cadastro Único. As matrículas devem ser feitas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

Mulheres e jovens – A participação das mulheres é um dos destaques do Pronatec Brasil Sem Miséria no Ceará. Do total de matrículas recebidas desde 2011, 72% foram feitas pelas mulheres, resultado superior à média nacional, que é de 68%.
Anderson Pires
redacao@cearanews7.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário