quarta-feira, 2 de julho de 2014

Hoje e amanhã, Hemoce recebe doações até as 20 horas

Jogadores do Ceará Sporting Club visitaram o
hemocentro na noite de ontem
Jogadores do Ceará Sporting Club visitaram o hemocentro na noite de ontem
Para manter o banco de sangue no período de Copa do Mundo, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) funciona em horário especial. Até amanhã, a sede do órgão, no Rodolfo Teófilo, atende das 7h30min às 20 horas. A medida ocorre para garantir a estabilidade do estoque do centro, que abastece hospitais vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. Jogadores do Ceará Sporting Club visitaram o hemocentro na noite de ontem. A ação é parte da campanha “Nossa torcida é pela vida”.
“Infelizmente, percebemos redução no número de doações nesse período do Mundial. Essa campanha é uma tentativa de captar mais doadores”, comenta a assistente social Alexandra Moraes. Mesmo com o estoque do homocentro estável, a funcionária diz que as doações são importantes em períodos de grandes eventos, para o caso de emergências.

“O banco de sangue precisa estar preparado se houver algum acidente ou catástrofe. A cidade está repleta de turistas, o que também pode influenciar na necessidade de sangue”, esclarece. A maior carência é pelos tipos de Rh negativo e O+.
 
Eudislânia Costa, 23, foi ao Hemoce doar pela primeira vez. “Tenho vontade de vir desde quando minha irmã adoeceu e precisou de sangue. Pra mim, fazer isso é uma atitude de gratidão”, opina. A cabeleireira foi motivada a ir ao hemocentro pelo marido, que é doador há sete anos.

O Hemoce precisaria receber 250 doações diárias para manter os estoques abastecidos regularmente. A meta, porém, não é atingida. Com a Copa do Mundo, o órgão necessitava aumentar em 30% as doações, mas o número de voluntários diminuiu com o início dos jogos. “Percebemos que as pessoas deixam de doar durante os grandes eventos, pois o público fica focado nas comemorações. A necessidade por sangue, no entanto, é permanente”, alerta Alexandra.

Todas as doações feitas no centro são encaminhadas, de acordo com a necessidade, para hospitais da rede pública do Estado ou de entidades particulares que mantêm leitos pelo SUS. As doações podem ser agendadas por telefone. Com um grupo mínimo de 10 pessoas, o órgão envia transporte para os voluntários. Além da sede da instituição, as pessoas podem procurar também o posto de coleta do Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro.
 
Serviço
Hemoce
Onde: avenida José Bastos, 3390 - Rodolfo Teófilo
Funcionamento: até quinta-feira, das 7h30min às 20h.
Outras informações:0800 286 2296
 
Saiba mais

Para doar, é preciso seguir as seguintes condições: ter entre 16 e 69 anos; estar saudável; pesar mais de 50 quilos e estar bem alimentado.

Menores de 18 anos devem apresentar termo de consentimento assinado por responsável legal. O documento está disponível na sede do Hemoce e pode ser baixado via internet.

Hoje, a unidade móvel do hemocentro recebe doadores na Praça da Imprensa, no Dionísio Torres, das 9h às 15h.
 
250 é o número de doações por dia necessárias para manter o estoque
 
30% é quanto de doação o Hemoce precisa aumentar por causa da Copa do Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário