quinta-feira, 19 de junho de 2014

Nova licitação é lançada para retomada de ponte em Aracati

Ponte Juscelino Kubitschek tem idas e vindas, entre diversas paralisações da obra
Ponte Juscelino Kubitschek tem idas e vindas, entre diversas paralisações da obra
FOTO: ELLEN FREITAS
Aracati. Há 12 anos as obras para a construção da Ponte Juscelino Kubitschek, na BR-304,sobre o Rio Jaguaribe, se arrastam no município. Desde 2011, quando o transito foi liberado, não há avanços para a obra. Uma nova licitação será lançada no dia 25 deste mês, a fim de concluir os últimos 30% da obra.
A construção da ponte foi retomada em 2002 com orçamento de R$ 33 milhões e previsão para entrega em 18 meses. Teve várias paralisações devido a escândalos envolvendo a empresa Delta, responsável na época pela execução da obra. Depois de muito tempo parada e com o afastamento da empresa responsável, uma nova licitação em 2006, orçada em R$ 29,9 milhões, foi liberada e uma nova construtora ficou responsável.
A primeira etapa só veio a ser liberada, ainda incompleta, após pressão dos motoristas, que reclamavam dos transtornos registrados no trecho durante o feriadão de réveillon de 2010 para 2011. A faixa foi então liberada para tráfego antes do carnaval daquele ano. Desde então, a obra da Ponte JK está parada, faltando ainda 30% para conclusão.

Regime diferenciado
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), foi aberta fase de licitação por meio de Regime Diferenciado de Contratações. Trata-se de uma contratação da empresa para execução das obras remanescentes de melhoramentos com adequação de capacidade e segurança da ponte sobre o Rio Jaguaribe em Aracati-CE. A Abertura das propostas será no dia 25 de junho, as 10h30, no site www.Comprasnet.Gov.Br. A vencedora será de menor preço baseado no valor estimado pelo Dnit, de R$ 6,78 milhões. De acordo com o coordenador de Comunicação da Prefeitura de Aracati, Luis Bilal, a conclusão da obra é fundamental tanto para o município quanto para a região.
"O turismo, fluxo de transportes pelo local, tudo irá melhorar", destaca ele. A ponte foi liberada no final de 2010 mesmo sem estar concluída para tráfego de bicicletas, motos e carros pequenos. Há porém, o risco de acidentes, que não são novidade naquele trecho.
Mais informações
Dnit - Rodovia BR-16, 2150
Km 6 - Rodovia Santos Dumont
Bairro Cajazeiras
Fortaleza
Telefone: (85) 3295.7377
A nova parte da ponte foi entregue sem as barras de proteção no passeio, para a travessia segura de pedestres. No lugar, pedaços de madeira e uma rede dão uma falsa sensação de segurança. Também não há iluminação pública, ficando muito difícil para quem precisa cumprir o trajeto à noite. Esse é considerado pela comunidade o maior problema, principalmente pelo medo de assaltos.
De acordo com o comerciante José Guedes, que costuma passar pelo local, o trânsito no trecho é bem concorrido, por veículos de diferentes tamanhos, além de motocicletas, pedestres, ciclistas e até carroças. Antes da liberação, os motoristas chegavam a aguardar até duas horas na fila para cruzar a ponte.
Protestos
A obra foi palco de manifestações como a de agosto do último ano, onde vereadores e lideranças de Aracati realizam uma contra o atraso na obra que fica na BR-304. A obra teve início há mais de 10 anos e não possui previsão de conclusão.
Três empreiteiras tiveram seus nomes envolvidos na obra, sendo que apenas duas chegaram a participar da construção da ponte. A primeira delas foi a Delta, em 2002, sendo que a Heleno e Fonseca retomou os trabalhos em 2006. Ambas não conseguiram cumprir os prazos e a obra inacabada traz prejuízos até hoje para população.
A obra da ponte na BR-304 está avaliada em R$ 33 milhões e é uma das mais importantes do Litoral Leste do Estado do Ceará. Além de oferecer uma melhor estrutura para os turistas que visitam a região, é um dos mais adequados acessos ao Rio Grande do Norte.
Em 2000, aconteceu a primeira licitação para restauração e duplicação, no valor total de R$ 11 milhões). No ano seguinte, foram liberados mais R$ 7 milhões, mas a obra foi paralisada porque o projeto não apresentava licenciamento ambiental.
Depois de concedida a licença, a empresa desistiu da obra. No ano seguinte, foram liberados mais R$ 4 milhões, mas novamente a obra é paralisada por "falhas contratuais". Em 2006, o Dnit anuncia obra em 18 meses e custo de R$ 29,2 milhões. Desde 2011, porém, a obra se encontra paralisada.
Jéssyca Rodrigues
Colaboradora

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