Ponte Juscelino Kubitschek tem idas e vindas, entre diversas paralisações da obra
FOTO: ELLEN FREITAS
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Aracati. Há 12 anos as obras para a construção da
Ponte Juscelino Kubitschek, na BR-304,sobre o Rio Jaguaribe, se arrastam
no município. Desde 2011, quando o transito foi liberado, não há
avanços para a obra. Uma nova licitação será lançada no dia 25 deste
mês, a fim de concluir os últimos 30% da obra.
A construção da ponte foi retomada em 2002 com orçamento de R$ 33
milhões e previsão para entrega em 18 meses. Teve várias paralisações
devido a escândalos envolvendo a empresa Delta, responsável na época
pela execução da obra. Depois de muito tempo parada e com o afastamento
da empresa responsável, uma nova licitação em 2006, orçada em R$ 29,9
milhões, foi liberada e uma nova construtora ficou responsável.
A primeira etapa só veio a ser liberada, ainda incompleta, após pressão
dos motoristas, que reclamavam dos transtornos registrados no trecho
durante o feriadão de réveillon de 2010 para 2011. A faixa foi então
liberada para tráfego antes do carnaval daquele ano. Desde então, a obra
da Ponte JK está parada, faltando ainda 30% para conclusão.
Regime diferenciado
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
(DNIT), foi aberta fase de licitação por meio de Regime Diferenciado de
Contratações. Trata-se de uma contratação da empresa para execução das
obras remanescentes de melhoramentos com adequação de capacidade e
segurança da ponte sobre o Rio Jaguaribe em Aracati-CE. A Abertura das
propostas será no dia 25 de junho, as 10h30, no site
www.Comprasnet.Gov.Br. A vencedora será de menor preço baseado no valor
estimado pelo Dnit, de R$ 6,78 milhões. De acordo com o coordenador de
Comunicação da Prefeitura de Aracati, Luis Bilal, a conclusão da obra é
fundamental tanto para o município quanto para a região.
"O turismo, fluxo de transportes pelo local, tudo irá melhorar",
destaca ele. A ponte foi liberada no final de 2010 mesmo sem estar
concluída para tráfego de bicicletas, motos e carros pequenos. Há porém,
o risco de acidentes, que não são novidade naquele trecho.
Mais informações
Dnit - Rodovia BR-16, 2150
Km 6 - Rodovia Santos Dumont
Bairro Cajazeiras
Fortaleza
Telefone: (85) 3295.7377
Km 6 - Rodovia Santos Dumont
Bairro Cajazeiras
Fortaleza
Telefone: (85) 3295.7377
A nova parte da ponte foi entregue sem as barras de proteção no
passeio, para a travessia segura de pedestres. No lugar, pedaços de
madeira e uma rede dão uma falsa sensação de segurança. Também não há
iluminação pública, ficando muito difícil para quem precisa cumprir o
trajeto à noite. Esse é considerado pela comunidade o maior problema,
principalmente pelo medo de assaltos.
De acordo com o comerciante José Guedes, que costuma passar pelo local,
o trânsito no trecho é bem concorrido, por veículos de diferentes
tamanhos, além de motocicletas, pedestres, ciclistas e até carroças.
Antes da liberação, os motoristas chegavam a aguardar até duas horas na
fila para cruzar a ponte.
Protestos
A obra foi palco de manifestações como a de agosto do último ano, onde
vereadores e lideranças de Aracati realizam uma contra o atraso na obra
que fica na BR-304. A obra teve início há mais de 10 anos e não possui
previsão de conclusão.
Três empreiteiras tiveram seus nomes envolvidos na obra, sendo que
apenas duas chegaram a participar da construção da ponte. A primeira
delas foi a Delta, em 2002, sendo que a Heleno e Fonseca retomou os
trabalhos em 2006. Ambas não conseguiram cumprir os prazos e a obra
inacabada traz prejuízos até hoje para população.
A obra da ponte na BR-304 está avaliada em R$ 33 milhões e é uma das
mais importantes do Litoral Leste do Estado do Ceará. Além de oferecer
uma melhor estrutura para os turistas que visitam a região, é um dos
mais adequados acessos ao Rio Grande do Norte.
Em 2000, aconteceu a primeira licitação para restauração e duplicação,
no valor total de R$ 11 milhões). No ano seguinte, foram liberados mais
R$ 7 milhões, mas a obra foi paralisada porque o projeto não apresentava
licenciamento ambiental.
Depois de concedida a licença, a empresa desistiu da obra. No ano
seguinte, foram liberados mais R$ 4 milhões, mas novamente a obra é
paralisada por "falhas contratuais". Em 2006, o Dnit anuncia obra em 18
meses e custo de R$ 29,2 milhões. Desde 2011, porém, a obra se encontra
paralisada.
Jéssyca Rodrigues
Colaboradora
Colaboradora
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