quarta-feira, 25 de junho de 2014

Lojistas de Juazeiro lançam projeto "Cápsula do Tempo"

Todo o material será depositado em uma bobina plástica e guardado para o futuro
O material será depositado em uma bobina plástica e guardado para o futuro
fotos:Roberto Crispim
 
Juazeiro do Norte. Até o próximo dia 26 de julho, consumidores deste município terão a oportunidade de enviar ao futuro suas perspectivas em relação às mais diversas temáticas, bem como apontarem as demandas vivenciadas no presente, objetivando que as dificuldades e problemas, atualmente existentes, não venham a fazer parte do cotidiano das gerações futuras.
Este envio acontecerá por meio do projeto "Cápsula do Tempo - Juazeiro Junto Nessa Vitória, desenvolvido pela Câmara de Dirigentes Lojistas deste município (CDL), em parceria com outras entidades representativas do setor econômico local. Também apoiam a iniciativa instituições de ensino superior presentes na cidade, como a seccional do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista (Sindilojas) e a Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (FMJ).

Na compra de produtos nas lojas participantes do projeto Cápsula do Tempo - Juazeiro Junto Nessa Vitória, o consumidor recebe um envelope onde mensagens são colocadas antes de serem depositadas em uma das cinco cápsulas receptoras, distribuídas em pontos estratégicos da cidade. Além de mensagens, os participantes também poderão enviar ao futuro, caso haja interesse, algum objeto que represente a atual situação do Brasil em relação à Copa do Mundo deste ano ou, ainda, sobre qualquer outro assunto que lhe desperte interesse, como cultura, política, religião, entre outros temas.
Para ter direito ao depósito das mensagens e dos objetos, no entanto, os participantes precisam realizar a doação de algum material reciclável, que, posteriormente, será comercializado pela equipe de coordenação do projeto com a finalidade de arrecadar proventos a serem destinados a instituições filantrópicas que atuam em Juazeiro do Norte. Podem ser doadas garrafas pet, latinhas de cerveja e refrigerante, caixas de papelão, embalagens plásticas, sacos e sacolas de plástico e de papel, além de garrafas de vidro.
Conforme os organizadores do projeto, a expectativa é de que, pelo menos, 100 mil envelopes sejam coletados até o final da campanha. Os envelopes contendo os materiais podem ser depositados nas urnas localizadas na unidade do Sesc em Juazeiro do Norte, no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, na sede da CDL, no Cariri Garden Shopping e na Faculdade de medicina de Juazeiro.
Escolas da rede pública municipal de ensino também deverão fazer parte do projeto. A ideia é oferecer aos alunos das séries que compõem o ensino fundamental a oportunidade de também apresentarem suas perspectivas de futuro.
"O projeto, embora tenha nascido para comemorar a Copa do Mundo realizada este ano no Brasil, possui uma finalidade social muito importante. É a oportunidade de apontarmos às gerações futuras tudo aquilo que é positivo e que pode ser aproveitado no amanhã, bem como garantir que tudo aquilo que não tenha dado certo não mais se repita", explicou o criador do projeto, João Almeida, um dos diretores da CDL de Juazeiro do Norte.
Segundo ele, um total de 35 mil envelopes já foram distribuídos e uma nova remessa destes materiais deverá ser disponibilizada até o final desta semana. "Os primeiros 35 mil envelopes acabaram rapidamente. Já solicitamos uma nova remessa e estamos, também, disponibilizando às empresas interessadas a oportunidade de atuarem como parceiros do projeto com o patrocínio dos envelopes, que custam cerca de R$0,25 cada", informou João Almeida.
Para o presidente da seccional do Sindilojas em Juazeiro, Francisco Alberto Bezerra, o projeto poderá resultar em mudanças importantes junto ao setor do comércio local. "Quando você passa a conhecer a realidade deste ou daquele setor, isso lhe oportuniza a tomada de decisões que podem modificar positivamente a própria cadeia econômica e produtiva. No caso do comércio, não é diferente. As experiências dos lojistas estarão presentes nas informações que serão depositadas na Cápsula do Tempo e isso poderá, num futuro próximo, contribuir para que haja o fortalecimento deste setor", observa.
Após o encerramento da fase de coleta, todo o material será depositado em uma bobina plástica e sepultado há cerca de 3 metros de profundidade, em local específico no campus da FMJ, onde haverá colocação de um marco indicando a localização do material. A cápsula só será "exumada" no ano de 2030, quando será comemorado o centenário de criação da Copa do Mundo, pela Fifa.
"A partir da abertura da cápsula, em 2030, nós teremos, a cada quatro anos, novas campanhas de coletas sendo realizadas. O objetivo é criar um grande banco de dados com as informações adquiridas e, a partir daí, manter o registro histórico do crescimento de Juazeiro do Norte, por meio da digitalização destas informações", concluiu, otimista, João Mendonça.
Mais informações
Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)
Rua Padre Cícero, 576
Juazeiro do Norte
Região do Cariri
Telefone: (88) 3512.2266

Nenhum comentário:

Postar um comentário