terça-feira, 27 de maio de 2014

Ex-presidente Lula é homenageado com estátua em Washington

Lula_
A obra é do artista chinês Yuan Xikun
Foto: Reprodução/Facebook
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é a única personalidade viva homenageada em uma exposição temporária nos jardins da Organização dos Estados Americanos (OEA). A homenagem foi realizada nesta segunda-feira (26), em Washington.

Ele está representado em um dos 12 bustos feitos pelo escultor chinês Yuan Xikun, que celebram o 10º aniversário da entrada da China como membro observador permanente da OEA. A missão do país na organização e a Embaixada chinesa em Washington patrocinaram a exposição, aberta até 1º de agosto, que têm réplicas das esculturas as originais estão em Pequim, no Jardim de Esculturas da Amizade Internacional.
"A exposição procura estimular o mútuo entendimento entre a cultura chinesa e a paisagem multicultural dos países-membros da OEA", diz o texto da exposição no site da organismo.
Outros homenageados são os ex-presidentes Abraham Lincoln (EUA) e Eloy Alfaro (Equador), líderes das guerras de independência do século 19, como Simón Bolívar (Venezuela), José Martí (Cuba), José de San Martín (Argentina) e Juan Pablo Duarte (República Dominicana), o último imperador inca, Tupac Amaru e o escritor Gabriel García Márquez.
Nos jardins da OEA, já existem estátuas permanentes de líderes da independência das Américas, como Bolívar, San Martín, Juarez, Artigas e Gálvez, mas nenhum nome brasileiro.
O Brasil está sem embaixador na OEA há quase três anos, desde que a Comissão de Direitos Humanos do organismo pe

Nenhum comentário:

Postar um comentário