sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Operação do Carnaval envolve 4.479 policiais

pLANO_oPERACIONAL_ce
O Plano Operacional Carnaval 2014 foi divulgado,
foto: Bruno Gomes
Mesmo nos municípios onde a festa de Carnaval foi cancelada pelas prefeituras, a SSPDS manterá o efetivo

Para garantir a segurança neste Carnaval, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) disponibilizará efetivo extra de 2.888 policiais militares em todo o Estado, 400 a mais do que no ano passado. O Plano Operacional Carnaval 2014 foi divulgado, ontem, em coletiva à imprensa na sede do órgão. O efetivo foi distribuído de acordo com a demanda e a proporção da festa em cada município. Beberibe, por exemplo, um dos destinos mais procurados, receberá reforço de 178 policiais militares, Aracati 141, Paracuru 141, Cascavel 79, Camocim 50, Presídio 41 e Guaramiranga 20.
A operação envolve, ao todo, 4.479 homens, sendo 2.888 da Polícia Militar, 702 do Corpo de Bombeiros, 664 da Polícia Civil, 95 da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), 85 da Perícia Forense do Estado (Pefoce) e 45 da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) e Coordenadoria Inteligência (Coin). Além disso, contará com 464 veículos, sendo 250 da Polícia Militar, 92 da Polícia Civil, 85 do Corpo de Bombeiros, sete veículos e quatro aeronaves do Ciopaer, que ficarão em Iguatu, Aracati, Sobral e Fortaleza. "Eles ficarão nesses pontos estratégicos para, no caso de necessidade, estarem em no máximo uma hora no local da ocorrência", esclarece.

Wilemar Rodrigues Júnior, secretário adjunto da SSPDS salienta que o serviço ordinário permanecerá normalmente com os trabalhos. Para dimensionar o quantitativo, o gestor explica que foi avaliada a demanda de todos os municípios. "Na nossa concepção é um efetivo suficiente para que a gente tenha um carnaval tranquilo", assegura.
Mesmo nos municípios onde a festa de Carnaval foi cancelada pelas prefeituras, a SSPDS manterá o efetivo de policiais. "Não vai ter o Carnaval promovido pelas prefeituras, mas certamente existirá alguma espécie de folia, por isso vamos manter os homens da Polícia Militar e, se for o caso, da Polícia Civil. O objetivo é garantir a segurança dos foliões". O secretário adjunto apela para que cada folião faça a sua parte brincando o período momino com responsabilidade.
Afogamentos
Com os excessos em bebidas alcoólicas, outra grande preocupação é com os afogamentos. João Carlos de Araújo, comandante do Corpo de Bombeiros do Ceará informa que o efetivo da corporação foi otimizado, distribuído em todo o litoral cearense, que vai de Icapuí à Camocim.
"O reforço será naqueles municípios que costumam organizar grandes festas de Carnaval", afirma. Como os mananciais não estão com grande aporte de água, o efetivo será direcionado principalmente para o litoral.
No caso de crianças perdidas, pulseiras serão distribuídas pelo Corpo de Bombeiros para facilitar que seus pais as encontre. "Sempre reforçamos que os pais são os melhores guarda-vidas de seus filhos", destaca o comandante. Só na Capital, acrescenta, o efetivo do Corpo de Bombeiros será reforçado por 85 homens.
Para quem vai viajar, outro alerta que se faz é sobre a perigosa combinação de álcool e direção, que se configura em infração gravíssima, sob pena de multa e suspensão do direito de dirigir, além de retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado, e recolhimento do documento de habilitação.
Luana Lima
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário