sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

MEC decide por Unidade de Educação Profissional do IFCE em Jaguaruana


Reitor Virgílio Araripe(IFCE) durante encontro com Ariosto Holanda(Dep. Federal)
Já foi tomada a decisão para colocar em Jaguaruana a Unidade de Educação Profissional (UEP) do IFCE que seria destinada a Russas, informou o deputado Ariosto Holanda. A decisão consta no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação, conforme informação do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Aléssio Trindade de Barros.
O deputado relata que o compromisso do MEC com Russas exigia como contrapartida da prefeitura local a doação do terreno e prédio do CVT municipal para o IFCE, no prazo até o dia 23 de dezembro, que não foi atendido. A gestão anterior não concluiu o processo de doação. O prefeito atual, Weber Araújo, prometeu fazer a doação, mas não concretizou e, de última hora, chegou a oferecer um terreno para construir as instalações do IFCE no município.
O prefeito foi informado que o IFCE não tinha dinheiro para obras, mas somente para pagamento de professor, pessoal técnico-administrativo e custeio da Unidade de Educação Profissional. O Ministério da Educação somente aceitou a proposta do deputado Ariosto Holanda para instalar a UEP em Russas porque encontrou no CVT do município toda a estrutura pronta para iniciar as aulas.
Ariosto Holanda lembra que o então ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse para ele que, se tivesse outro CVT desse no Ceará, podia trazer que o MEC encampava para o IFCE. O deputado assinala que as instalações do CVT existente em Russas custam mais de R$ 5 milhões.
Segundo o parlamentar, o prefeito também foi informado de que não era possível deixar a obra para o próximo governo, uma vez que em 2015 vai começar outra gestão, mesmo que a presidente Dilma Rousseff seja reeleita.

Outro fator que pesou para inviabilizar a chegada do IFCE a Russas foi que o orçamento disponível para a UEP era específico para este ano. Desde maio era para ter sido concluído o processo da doação pelo município e resolvido em definitivo o assunto.

O deputado frisou ainda que os recursos de emenda ao orçamento que havia anunciado para o IFCE, destinados à construção de um CVC( Centro Vocacional Cultural) no terreno ao lado do CVT municipal de Russas, só teriam sentido se o Instituto Federal viesse a ser instalado no Município. 

A prefeita de Jaguaruana, Ana Teresa Carvalho, informou que UEP será instalada no prédio do colégio municipal Correa Lima, que dispõe de grande espaço, recursos para ser reformado e as instalações serão doadas ao IFCE, conforme projeto que a prefeitura enviará à Câmara Municipal. A gestora do município conta com maioria na Câmara. 
Postado há por

Nenhum comentário:

Postar um comentário