segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Funceme prevê chuvas abaixo da média até maio

 
Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira, 24, a Funceme afirmou que a probabilidade de a quadra chuvosa ficar abaixo da média no Ceará é de 40%. De acordo com a fundação, o novo prognóstico mostra uma leve melhora na quadra chuvosa, mas não dá segurança para o Estado. O órgão revela que a situação ainda é preocupante, pois em janeiro todas as regiões do Ceará registraram chuvas abaixo da média e, em fevereiro, só houve precipitações em torno da média na Região do Cariri.

De acordo com o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, este é um sinal de melhoria em relação à previsão dada no mês anterior, mas ainda não dá uma margem confortável de precipitação. “Mesmo que as chuvas fiquem em torno da média em todo o Estado, elas não estarão produzindo subsídios suficientes para os principais reservatórios de água do Ceará”, disse Eduardo, afirmando que 51 reservatórios do Estado estão com menos de 10% de abastecimento hídrico total, e outros 106 estão com menos de 30% da capacidade máxima.
A chance de a quadra chuvosa ficar em torno da média é de 40%, e de ficar acima da média é de apenas 20%. A Funceme prevê a quadra chuvosa abaixo da média no Estado, devido  aos números previstos para a Região Sul do Estado, que tem previsão de 45% de chuvas abaixo da média. De acordo com o presidente da Funceme, as chuvas que caíram até agora, são causadas por um vórtice e não pela Zona de Convergência Intertropical, fenômeno que normalmente é responsável por 70% das precipitações no Estado durante esse período. Eduardo frisou a possibilidade da chegada do fenômeno El Ninõ, que esquenta as águas do Pacifico e diminui ainda mais as precipitações no Estado. Para chegar a esta previsão a Funceme, junto com outros órgãos nacionais e internacionais, utilizou dados oceânicos e atmosféricos para avaliar como será o período chuvoso nos próximos três meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário