sábado, 22 de fevereiro de 2014

Ex-prefeita de Tianguá não está no inquérito


Natália Félix Frota
Natália Félix Frota, ex-prefeita de Tianguá, não estava relacionada
Ex-prefeita foi citada erroneamente na notícia sobre ação policial no Município de Tianguá, quinta-feira
A ex-prefeita do Município de Tianguá, Natália Félix Frota, não foi presa pela Polícia Federal, como foi noticiado na edição de ontem do Diário do Nordeste, quando do cumprimento de uma ordem judicial, no Município de Tianguá, na Serra da Ibiapaba. Adversários políticos de Natália é que estão presas, embora a Polícia Federal não tenha divulgado os nomes delas.
Na quinta-feira, como sempre faz, quando dessas ações, o serviço de comunicação da Polícia Federal no Ceará mandou uma nota, com o título: PF combate fraudes em licitações e desvios de recursos públicos no Ceará", em que dizia ter cumprido, "em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU) e Receita Federa, cumpriu na manhã de hoje 20/2 (quinta-feira), 16 mandados de busca e apreensão e 5 mandados de prisão temporária, expedidos pela Justiça Federal de Sobral/CE, em desfavor de grupo criminoso que fraudava licitações e desviava recursos públicos de prefeituras municiais" cearenses.
Prosseguindo, diz a nota da Polícia Federal: "A ação ocorreu simultaneamente em 9 municípios cearenses, com a participação de 70 policiais federais. Os presos responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica, peculato, corrupção passiva e ativa, fraudes em licitações públicas, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e crimes contra a ordem tributária", concluiu o informe oficial sobre a ação policial.

Segredo
Como faz em quase todas as informações oficiais repassadas aos meios de comunicação, a Polícia Federal não citou os nomes dos acusados dos crimes que motivaram a busca e apreensão. Informações colhidas nas próprias localidades em que se dão as ações policiais é que apontam para nomes dos envolvidos nas ações apontadas. Uma das alegações para a Polícia Federal não relacionar nomes é o fato de tais investigações estarem sendo feitas em segredo de Justiça, mas transpirou para a imprensa o nome da ex-prefeita.
A senhora Natália declarou que seus adversários políticos, mesmo tendo alguns dos seus envolvidos com o caso, foram os que mais exploraram a notícia, mas que ela repele as manobras espúrias.
A operação policial foi deflagrada, além de Tianguá, nos municípios de Sobral, de onde partiu a ordem judicial, em Ubajara, Granja, Uruoca, Chaval, Irauçuba, Martinópole e Cruz, todos na Zona Norte cearense, conforme pedidos feitos pelo Ministério Público, com base em documentos e investigações anteriormente feitas nas prefeituras e outros órgãos públicos, em razão de suspeita de desvio de recursos públicos municipais liberados pela União, por isso a participação de membros da Controladoria Geral da União nas ações.
Não foi divulgado o montante de recursos que poderiam ter sido desviados pelos envolvidos, nem de que órgãos federais saíram as verbas para os municípios apontados nas denúncias do Ministério Público. Nos últimos anos, várias foram as ações policiais, determinadas pela Justiça Federal ou Estadual, relacionadas a suspeitas de desvios de recursos públicos por gestores municipais no Interior cearense, recolhendo documentos e prendendo suspeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário