terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Com nova metodologia: Número de assaltos no Ceará diminui 45%, diz SSPDS



Com nova metodologia: Número de assaltos no Ceará diminui 45%, diz SSPDS
Com nova metodologia: Número de assaltos no Ceará diminui 45%, diz SSPDS

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulgou na última segunda-feira (03) os dados de assaltos no Estado. As informações revelam que houve uma queda de 45% no número de casos. Em janeiro deste ano, a Polícia registrou 2.745 assaltos, uma média de 88 por dia. No mesmo período de 2013, foram contabilizadas 5.005 ocorrências.
Nova classificação
A SSPDS deu uma nova classificação aos crimes, agora os assaltos são classificados como Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), que incluem casos de extorsão mediante sequestro e roubos a ônibus, a casa comercial, a instituição financeira, a residência, a transeunte e a veículo.

Comparativo
No comparativo, todas as áreas do Estado apresentaram redução dos números de CVP, segundo a SSPDS. Entre as 18 Áreas Integradas de Segurança (AIS) nas quais o Ceará foi dividido, as seis áreas que abrangem Fortaleza apresentaram a maior redução dos números. Nas áreas 1 a 6, foram somados 1.904 assaltos em janeiro de 2014, contra os 3.671 verificados em janeiro de 2013. A queda é de 48,13%.
Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), que ocupa as AIS 7, 8 e 9, os registros de CVP caíram 37,17%, passando de 748 em janeiro de 2013 a 470 em janeiro último.
Interior
No Interior do Estado, também houve declínio no número de ocorrências. Em 2013, a região Norte teve 231 registros de CPV. Em janeiro de 2014, o número caiu para 181, alcançando percentual de redução de 21,65%. No Sul do Estado, a margem de queda chegou aos 46,48%, reduzindo em 165 os registros de roubos.
Nova metodologia
A SSPDS atribuiu a redução dos números à nova metodologia adotada pela secretaria no início do ano para combater a criminalidade no Ceará. Cada AIS conta com três responsáveis, sendo um membro da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. A SSPDS estipulou metas de redução de crimes a serem alcançadas por todas as Áreas Integradas de Segurança. O novo sistema estabeleceu incentivos financeiros a serem pagos trimestralmente a policiais, conforme os objetivos traçados pela SSPDS sejam alcançados. Os números, contudo, ainda não foram divulgados pela secretaria.
Com informações da SSPDS e do NordestePoder

Nenhum comentário:

Postar um comentário