segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Russas não atende prazo e Unidade de Educação Profissional do IFCE vai para Jaguaruana

Ariosto Holanda e Virgílio Araripe
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) envia nesta semana uma equipe a Jaguaruana para elaborar o relatório prévio para a instalação de uma Unidade de Educação Profissional (UEP) no município, informou o reitor da instituição, Virgílio Araripe. Com o levantamento, o IFCE dá por encerrada a oportunidade de Russas vir a sediar a UEP no CVT do município, que não aconteceu porque a prefeitura não fez a doação das instalações ao IFCE no prazo como exige o Ministério da Educação.
O deputado Ariosto Holanda acompanhou a prefeita de Jaguaruana, Ana Teresa Barbosa Carvalho, em reunião com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marco Antonio de Oliveira, quando foi formalizado o interesse do município em receber a UEP. “Faz um mês que espero a equipe do IFCE para fazer o levantamento e ligo toda semana para o reitor”, disse a prefeita.

“Não quero tirar de Russas”, explica Ana Teresa Carvalho, ao observar que o município já tem a UFC. “A educação de nível superior não deveria ficar concentrada em um só município, mas ofertar acesso a todos”, observa a prefeita ao informar que foi acordado no MEC instalar a UEP em Jaguaruana.

A UEP será instalada no prédio do colégio municipal Correa Lima, que dispõe de grande espaço e recursos para ser reformado, informou Ana Teresa Carvalho. Segundo ela, as instalações do colégio serão doadas ao IFCE, conforme projeto que a prefeitura enviará à Câmara Municipal. A gestora do município conta com maioria na Câmara e espera que os vereadores da oposição também venham a querer ajudar na aprovação do projeto que vai alavancar o desenvolvimento de Jaguaruana.

O reitor chegou à conclusão de que a administração de Russas não iria viabilizar as condições para receber o IFCE, nem no CVT municipal, nem no terreno que chegou a prometer. Por isso, decidiu instalar a unidade em Jaguaruana. Com o levantamento, o IFCE vai identificar as necessidades para a instalação de um campus avançado mas também a perspectiva para um campus, no futuro, dentro de um critério técnico.

Ariosto Holanda conseguiu com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, incluir Russas entre as 39 novas Unidades de Educação Profissional (UEP) a serem implantadas no país. O deputado lembrou que o ex-prefeito de Russas, Raimundo Cordeiro, não enviou a tempo a mensagem à Câmara para fazer a doação do CVT do município para o IFCE. Com a mudança na gestão, segundo ele, a UFC precisou de duas salas da unidade para iniciar os cursos enquanto construía a sede própria do campus da Universidade. 
O deputado disse que colocou a emenda para a implantação de um CVT Cultural, a ser construído anexo à unidade do IFCE, todavia, a impossibilidade da vinda do IFCE para Russas inviabilizou a colocação dos recursos que seriam alocados no Instituto Federal. O deputado defendeu junto ao IFCE que a UEP em Jaguaruana inicie atividade com os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Nenhum comentário:

Postar um comentário