quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Prefeitura lança serviço em parceria com Google

Versão local do Google Transit trará informações sobre os melhores itinerários e até que ônibus pegar
A Prefeitura de Fortaleza firmou uma parceria com a multinacional de serviços online Google para desenvolver uma versão local do Google Transit. O recurso do Google Maps auxilia usuários com informações sobre melhores itinerários para se deslocar pela Capital. O serviço será lançado na manhã de hoje, no Paço Municipal. As informações são da Redação Web do Diário do Nordeste.

Fortaleza é a sexta capital brasileira e a primeira do Nordeste a oferecer o recurso, que é o serviço de localização mais usado no Brasil. A nova ferramenta será disponibilizada hoje pelo governo municipal Foto: alex costa

Com o novo serviço, é possível descobrir qual linha de ônibus utilizar em determinados percursos. O recurso possui informações pré-definidas pelos órgãos públicos responsáveis pelo transporte urbano.

O Google Transporte Público dá instruções sobre como percorrer um trajeto, informa o tempo estimado para completar um percurso, mostra, por exemplo, até qual ponto de ônibus o usuário deve andar, qual coletivo pegar e onde descer para chegar ao destino. E quando houver mais de uma alternativa de percurso, a ferramenta mostrará as melhores rotas, levando em conta o tempo de viagem para o usuário. O Google Transit deve atualizar os dados constantemente.

Fortaleza é a sexta capital brasileira e a primeira do Nordeste a disponibilizar a ferramenta, que é o serviço de localização mais usado no País.

Esclarecimentos
Hoje, em coletiva de imprensa no auditório do Paço Municipal a partir das 9h, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; o presidente em exercício da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Antônio Ferreira; o diretor de Parcerias do Google Brasil, Alessandro Germano, e a gerente de Relações Governamentais, Mariana Macario vão dar mais detalhes do serviço e esclarecer possíveis questões sobre a parceria.

O sistema de transporte público de Fortaleza conta com 296 linhas, 579 itinerários e 4.807 paradas de ônibus, com uma frota diária de 1.812 veículos circulando na cidade. Toda essa estrutura transporta aproximadamente 1 milhão de passageiros que utilizam diariamente o transporte público.

"Diante da dimensão do serviço de transporte público da Capital, essa será uma excelente alternativa para o fortalezense que utiliza ônibus, mas também para os turistas que estão em Fortaleza, especialmente para o período da Copa do Mundo de 2014", ressalta Roberto Cláudio.

Para disseminar ainda mais o serviço no Brasil, a multinacional pretende desenvolver o Google Transit em todas as cidades sedes do mundial de 2014. Hoje o Google Maps oferece esse serviço em mais de 800 cidades do mundo todo.

Mais informações
Para consultar o Google Transit acesse www.google.com.br/map ou o link disponibilizado no
site http://www.fortaleza.ce.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário