terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Onde as artes cênicas do Vale se encontram

Sexta edição do FestVale - Festival de Teatro do Vale do Jaguaribe segue até amanhã, dia 18

Desde a última sexta-feira, dia 13, grupos teatrais e artistas dos 17 municípios do Vale do Jaguaribe se reúne na sexta edição do FestVale, realizado simultaneamente nas cidades de Russas, Itaiçaba, Limoeiro do Norte e Jaguaruana.
Cenas de espetáculos já apresentados durante esta edição do FestVale, no Jaguaribe

O evento, que articula artistas em espaços formativos e espetáculos nos municípios-sede, acontece até amanhã, dia 18 e atua como culminância de encontros trimestrais entre companhias dessas cidades, organizados pelo Movimento Mergulho Teatral, criado em maio de 1998. "Nos encontramos a cada três meses nas cidades do Vale; dos 17 municípios, 12 têm atividades teatrais", afirma Frank Lourenço, um dos organizadores do festival.

Nas reuniões, que congregam uma média de 50 a 60 participantes, os grupos promovem trocas de experiências: discutem questões estéticas, políticas públicas voltadas para o teatro e fazem apresentações de novos trabalhos.

"Os encontros acontecem em um fim de semana. Um grupo da cidade anfitriã faz a produção local e, nas sextas e sábados, quem está estreando alguma montagem, apresenta. Assim, já vamos fazendo a curadoria dos espetáculos para o festival. Infelizmente, só podemos selecionar oito e, no máximo, dez espetáculos", completa Frank Lourenço.

Até o dia 18, o FestVale divide-se entre momentos de formação e apresentações teatrais. São oficinas de Teatro de Rua; Direção de Atores; Improvisação e Criação de Cenas; Sonoplastia - Música na cena; e Técnica Vocal para Teatro.
Já a seleção de montagens foi subdividida em Mostra Vale de Teatro, com as peças locais; Mostra Ceará de Teatro, composta pelos espetáculos de companhias de outros municípios, além do Vale do Jaguaribe; e Mostra Nordeste, através da qual se apresentam grupos de outros estados.

Além dessas mostras, acontece ainda a Sons do Vale, com atrações musicais e a Curta-Vale de Audiovisual, com exibições de curtas-metragens produzidos na região.

Perfil

De acordo com Frank Lourenço, integrante do grupo Oficarte Teatro e Cia, de Russas, engana-se quem vincula o teatro desenvolvido no interior do Estado apenas à comédia e ao teatro de rua.

"A grande maioria dos grupos que se reúne conosco tem uma média de cinco anos de atividades. E observamos, sim, uma diversidade de estéticas: além da comédia e do teatro de rua, vê-se grupos investindo em algo mais contemporâneo", defende o organizador.

Como exemplo, cita o grupo Motim, de Quixeré, que vem fazendo um teatro experimental baseado na obra do diretor francês Antonin Artaud (1896-1948); e o teatro desenvolvido dentro de assentamentos rurais, engajados à sua realidade.

Durante o festival, essa troca de experiências trimestral vira diária, em espaços como o Ateliê Livre e os Ciclos de Debates. "Iniciamos, na sexta-feira, conhecendo a trajetória do grupo Carroça de Mamulengos, de Juazeiro, que já tem 37 anos de estrada. Apesar de ser uma trupe familiar, eles precisam de uma estrutura profissional para organizar o cronograma de shows. O depoimento deles é muito importante para quem está começando a fazer itinerância, por exemplo", ilustra Frank. Já na reta final, o evento ainda oferece boas oportunidades na programação: hoje, às 9h, acontece Ateliê Livre com a companhia Bricoleiros, de Fortaleza; e apresentações de companhias da capital e de Alto Santo. Na quarta, o Ateliê acontece com Pavilhão da Magnólia, de Fortaleza, e Pessoal do Tarará, grupo do Rio Grande do Norte. Este último faz a derradeira apresentação teatral do festival, antes da cerimônia de encerramento.

Mais informações:

6º FestVale - Festival de Teatro do Vale do Jaguaribe. De 13 a 18 de dezembro. Em Russas.

Contato: (88)9971.5287

MAYARA DE ARAÚJO
REPÓRTER

SAIBA MAIS

Hoje, 17/12

8h às 11h30 - Oficinas. Local: Centro Cultural Pe. Pedro de Alcântara; Sede Oficarte

9h - Ateliê Livre com Bricoleiros. Local: Galpão das Artes

14h às 16h - Ciclo de Debates. Local: Auditório da CDL

18h - Espetáculo convidado: "O Auto do Boi Boca Rica" Grupo Epidemia de Bonecos - Fortaleza. Local: Galpão das Artes

19h - Mostra Vale: "Um Zé Qualquer Também Ama" Grupo Deu Zebra - Alto Santo. Local: Praça Monsenhor João Luiz

20h - Mostra Ceará: "Festa" Grupo Pavilhão da Magnólia - Fortaleza. Local: Galpão das Artes

21h30 - Espetáculo convidado: "Anatomia das Coisas Encalhadas" CEM - Silvia Moura - Fortaleza.

Local: Galpão das Artes

Nenhum comentário:

Postar um comentário