quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

IPVA 2014 terá queda de até 37%

Em média, a redução no valor do IPVA a ser pago no próximo ano é de 10,92%. Boletos saem ainda neste mês

Tendo que preparar o bolso para o aumento do IPTU e as diversas despesas que surgem no início do ano, o contribuinte cearense pelo menos terá que desembolsar um valor menor caso precise arcar com o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que em 2014 terá uma redução média de 10,92% no Estado. Segundo a Secretaria da Fazenda (Sefaz), que divulgou ontem as regras oficiais para o próximo ano, em alguns casos, o abatimento do tributo pode chegar a até 37%, patamar esse superior aos 31,2% de 2013.

Da frota total do Estado, que é de 1.873.568 veículos, apenas 0,8%, ou 14,6 mil estarão isentos do IPVA no próximo ano FOTO: JOSÉ LEOMAR

"Trata-se de uma redução maior do que a pesquisa realizada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), pois analisamos os dados em parceria com o Sindivel (Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores) e decidimos que esse patamar se enquadra melhor à realidade do mercado cearense", afirma o titular da Sefaz do Estado, João Marcos Maia.
Ainda de acordo com o secretário da Fazenda, os boletos começarão a ser enviados aos contribuintes ainda neste mês. A primeira parcela, aliás, vence no dia 14 de fevereiro do próximo ano. "Há também a possibilidade de quitar o tributo em parcela única, até o dia 31 de janeiro. Nesse caso, será oferecido um desconto de 5%", explica João Marcos Maia.

Boleto online é estimulado

Segundo João Marcos Maia, 51% dos contribuintes cearenses não receberão os boletos do IPVA 2014 em suas residências, uma vez que a secretaria identificou que eles costumam fazer o pagamento através da internet ou indo diretamente às unidades da Sefaz. "Temos interesse em reduzir a utilização dos Correios para cortar gastos e trabalhar de uma forma mais sustentável. Quem não fez uso do boleto enviado neste ano, não receberá o mesmo em 2014", diz Maia.

Arrecadação de R$ 606 mi

Conforme estimativas da Sefaz, a arrecadação do Estado com o IPVA 2014 deve atingir um total de R$ 606,3 milhões. "Esse valor já leva em conta o incremento de veículos novos no ano que vem, que deve ser de 130 mil, e uma inadimplência de 10%", afirma João Marcos. "Se o mercado se comportar bem, podemos até superar esse patamar", diz.

Da frota total do Estado, que é de 1.873.568 veículos, apenas 0,8%, ou 14,6 mil, estarão isentos do IPVA em 2014. 55,2% dos tributáveis são motocicletas.

Mais informações:
Tabela com os valores do IPVA: http://verdesmares.globo.com/downloads/IPVA%202014_Imprensa_tabela.pdf

Áquila Leite
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário