quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Russas está com projetos inacabados

Russas Os moradores desta cidade estão reivindicando o funcionamento de equipamentos públicos que foram deixados inacabados pela gestão passada, do ex-prefeito Raimundo Cordeiro de Freitas. Passados quase 10 meses da nova administração municipal, quem tem à frente Raimundo Weber de Araújo, as obras ainda não foram entregues a população.

Academia da Saúde teve a parte física concluída, mas não foi inaugurada. Agora, vândalos depredaram o local e a população ainda não foi beneficiada com o projeto que previa mais qualidade de vida para os moradores FOTO: RICARDO TORRES

Um dos alvos das reclamações é Academia da Saúde, que em sua proposta original é um espaço público construído para o desenvolvimento de atividades como orientação para a prática de atividade física; promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar; práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato); e organização do planejamento das ações do Programa em conjunto com a equipe de APS e usuários.
Localizada no parque urbanizado da Lagoa Caiçara, e com a obra concluída, ainda não funciona, e vem tendo sua estrutura depredada por vândalos, como sua iluminação externa, que apresenta a falta das luminárias e com fiação exposta.

Até mesmo os bancos no entorno do prédio, tem pontos danificados, com parte arrancado. Não há no local, sinais de intervenção para a devida manutenção. Já a praça do PEC (Praça dos Esportes e da Cultura), agora denominada CEUs (Centros de Artes e Esportes Unificados) é maior alvo de reclamação. Localizada no bairro Tabuleiro do Catavento, a obra está totalmente concluída, mas não funciona.

O objetivo do projeto é integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, para promover a cidadania em áreas de alta vulnerabilidade social.

A localização é uma área carente de espaços de lazer público, o que poderia ser resolvido com o funcionamento do equipamento. Os moradores lamentam que os espaços estejam sendo utilizados de maneira errada. Em alguns momentos, o que deveria ser um espaço de cultura e lazer, vem servindo para usuários de drogas.

Segundo Nilenor de Oliveira, ex-coordenador de projetos da gestão passada, as duas obras foram concluídas, e entregues pelas empresas à atual gestão.

Outra obra que inquieta a população é de responsabilidade do Estado: a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) já teve sua estrutura física concluída.

Porém, nada é feito no local, e os sinais de abandono são visíveis. Os moradores reclamam a necessidade de assistência médica, que poderia ter uma melhor oferta a partir do seu funcionamento.

Motivos
Segundo o assessor de Imprensa da Prefeitura Municipal de Russas, Cid Ferreira, sobre as obras mencionadas, explicou que para o funcionamento da Academia da Saúde, se faz necessário a liberação da última parcela dos recursos destinados à obra. A previsão é que nos próximos dias seja concluída a liberação, para após isso seja agendada a inauguração. Já o CEUs, foi confirmado a conclusão da parte física, e estando o município no aguardo dos equipamentos, o que acontecerá com a liberação de recursos por parte da Caixa Econômica Federal, para então ser inaugurada. Quanto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ele explicou que a obra também teve sua conclusão na parte física, restando a aquisição de equipamentos por parte da Secretária da Saúde do Estado.

Mas foi adiantado pela assessora municipal que a UPA não faz parte do calendário de prioridades deste ano, ficando sua conclusão e inauguração possivelmente para 2014.

RICARDO TORRESCOLABORADOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário