quinta-feira, 24 de outubro de 2013

População bloqueia estrada no Vale do Jaguaribe

Os moradores da comunidade da vila São José, no município de Iracema, no Vale do Jaguaribe, bloquearam a estrada nesta quarta-feira (23) no triângulo que dá acesso às cidades de Alto Santo, Iracema e Pitoretama, a 277 quilômetros de Fortaleza. O objetivo é chamar a atenção do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) para a falta de água que atinge a população do local. A denúncia foi enviada por um leitor ao Tribuna do Ceará através da sugestão de matéria do portal.
Moradores bloqueiam estrada no Vale do Jaguaribe (FOTO: Divulgação)
Devido à construção da Barragem Figueiredo pelo Dnocs, na cidade de Alto Santo, algumas famílias foram remanejadas para casas novas e, segundo os manifestantes, estas apresentam problemas como falta de energia elétrica e rachaduras nas paredes, além da falta de abastecimento de água.
Todos os sentidos de tráfego foram bloqueados, sendo permitido somente a passagem de ambulâncias, e não há previsão para o fim do movimento.

Segundo o diretor de infraestrutura hídrica do Dnocs, Glauco Mendes, o convênio para a construção das casas do assentamento, realizado através de licitação com o Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), será finalizado em janeiro de 2014. “O Idace ficou responsável pela construção das casas, colocação dos sistemas elétricos e de abastecimento de água. O Dnocs ainda não recebeu prestação de serviços.” explica.
O diretor informou ainda que o Dnocs encaminhou técnicos para verificar os problemas nos assentamentos e que já possui um documento com as informações. Em reunião na tarde desta quarta-feira (23) com o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins, o superintendente do Idace, Ricardo Durval e o diretor geral do Dnocs, Emerson Fernandes, Glauco Mendes disse que ficou garantido que na próxima semana os órgãos envolvidos tomarão providências cabíveis e farão visita ao local dia 30 de outubro.
O Tribuna do Ceará entrou em contato com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) que afirmou não possuir informações sobre o protesto por problemas na comunicação com os policiais na localidade do Vale do Jaguaribe.
Os moradores iniciaram os protestos na última terça-feira (22) bloqueando um trecho da CE-025 que liga os municípios de Iracema e Alto Santo. Composta de galhos e faixas brancas com mensagens solicitando soluções aos problemas, a barreira impediu o fluxo de veículos nos dois sentidos da pista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário