quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Ambientalistas avaliam setor produtivo do Apodi

Dois eventos de ecologistas chegam ao Vale do Jaguaribe para intercâmbio de experiências
Limoeiro do Norte. Teve início na noite de ontem a Caravana Agroecológica e Cultural da Chapada do Apodi. O evento, com programação até o próximo sábado, envolve cidades do Ceará e do Rio Grande do Norte. A abertura oficial foi realizada no Centro de Treinamento Seminário Santa Teresinha, em Mossoró, a 285 km da Capital potiguar, e conta com programação hoje, em Limoeiro do Norte.

Produtor "Zito dos Milagres" será um dos visitados pela Caravana Agroecológica

A caravana tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências da agricultura familiar de base agroecológica, fortalecer as redes locais de agroecologia e a resistência da Chapada do Apodi, que abrange os Estados do Rio Grande do Norte e Ceará, além de ser uma preparação para o III Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), previsto para o primeiro semestre de 2014, em Juazeiro (BA).
O evento também estima reunir aproximadamente 200 pessoas, entre representantes de comunidades tradicionais, agricultores, pesquisadores e lideranças dos movimentos sociais do campo, organizações e redes da sociedade civil do Nordeste e de outras regiões do Brasil.

Após abertura oficial, a caravana será dividida em quatro rotas, que serão realizadas hoje e amanhã, envolvendo os municípios de Açu, Olho D´Água do Borges, Campo Grande, Tibau, Grossos e Mossoró, no Rio Grande do Norte; a experiência da Rede Xique-Xique e o município de Limoeiro do Norte, ambos no Estado do Ceará.

A região da Chapada do Apodi vem sendo palco de disputas entre grandes empresários e pequenos produtores, no já instalado modelo agroexportador. A atividade também avaliará os impactos que as famílias vêm sofrendo com o avanço do agronegócio na região.

Impactos

Na região do Vale do Jaguaribe, onde há um dos mais importantes Perímetros Irrigados do Ceará, o Jaguaribe/Apodi, os participantes terão a oportunidade de ver os impactos causados por este modelo de agricultura, tanto no meio ambiente quanto na vida das comunidades.

Entre os vários problemas, esta a contaminação das águas e dos trabalhadores, pelos altos índices de agrotóxicos usados nas lavouras.

Na Região da Chapada no Rio Grande do Norte, famílias resistem à desapropriação de terras, para implantação de um perímetro irrigado, que irá desapropriar 13 mil hectares de terras, onde vivem e produzem 800 famílias agricultoras. A área será destinada para a instalação de cinco empresas para produção de fruta para exportação.

Os participantes da Caravana seguirão em rotas percorrendo diversos municípios do Estado do Rio Grande do Norte e do Ceará, para conhecer experiências de agricultura irrigada, bioágua, economia solidária e o perímetro irrigado Jaguaribe-Apodi, passando também pelos assentamentos rurais para conhecer o desenvolvimento agroecológico da região de Apodi (RN). De acordo com a agricultora Socorro Guimarães, moradora do Sítio Tome, zona rural de Limoeiro do Norte, na região da Chapada, atualmente são poucas as famílias que ainda resistem ao trabalho das grandes empresas de fruticultura instaladas na região.

"A maioria das pessoas das comunidades trabalham nas firmas e são poucas as famílias que atuam na agricultura familiar. Nós conseguimos, através da Cáritas, um curso para a comunidade, na área de agricultura orgânica, que mostra uma alternativa não prejudicial à comunidade", afirma. Para ela, a Caravana traz um "novo vigor" para as pessoas que trabalham na agricultura e lutam por seus direitos.

"É importante que essas pessoas de fora conheçam que o pequeno grupo que trabalha na comunidade está conseguindo mobilizar por uma vida melhor. Isto também é um apoio pra nós", ressalta a agricultora. A Caravana é uma realização da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Central Única dos Trabalhadores (CUT), entre outras redes e organizações do Ceará e Rio Grande do Norte.

Agrotóxicos
Em paralelo, uma outra atividade será realizado hoje na Chapada do Apodi, no qual 45 pesquisadores e lideranças sociais de 20 países seguem para expedição na região, no intuito de conhecer realidades das comunidades e impactos dos agrotóxicos na saúde e meio ambiente.

A atividade compõe a programação do Encontro Internacional Ecologia de Saberes, promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

A abertura oficial se deu com uma aula inaugural ministrada pelo sociólogo Boaventura de Sousa, da Universidade de Coimbra, que apresentou um tema de inquietação: "Diálogos com os modelos de desenvolvimento no Brasil: a feitura de uma ecologia de saberes". A palestra aconteceu na Concha Acústica da Universidade Federal.

Mais informações
Caravana Agroecológica com expedições no Ceará e Rio Grande do Norte até sábado. Encontro Ecologia de Saberes, hoje, com expedição na Chapada do Apodi

ELLEN FREITASCOLABORADORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário