quarta-feira, 16 de outubro de 2013

369 mil pessoas são beneficiadas pelo programa Mais Médicos no Ceará

O atendimento realizado pelo Programa Mais Médicos no Ceará já beneficiou cerca de 369 mil pessoas, com 107 profissionais atuando nas unidades de saúde do Estado. No Brasil, são 1.020 médicos, distribuídos em unidades de saúde do interior e nas periferias de grandes cidades, beneficiando mais de 3,5 milhões de brasileiros. A maioria (61%) dessas pessoas vive no Norte e Nordeste.
No País, 237 médicos estrangeiros ainda aguardam a emissão do registro profissional provisório por parte dos conselhos regionais de medicina. Eles deverão atuar em unidades de saúde que cobrem 817 mil pessoas.

Ainda neste mês, 2.597 profissionais da segunda seleção devem iniciar suas atividades em atenção básica, beneficiando nove milhões de brasileiros, totalizando, assim, em 13,3 milhões de pessoas atingidas pelo programa. Os profissionais formados no exterior devem concluir o módulo de avaliação do programa até o dia 25 deste mês. A aprovação nesta etapa é condição para sua atuação nas Unidades Básicas de Saúde.

NORTE E NORDESTE
Todos os 1.020 profissionais que estão em plena atividade são da primeira etapa do programa. Do total, 577 são médicos formados no Brasil. Os outros 443 têm diploma estrangeiro e atuam no país por meio de registro provisório. No Ceará, são 73 médicos brasileiros e 34 estrangeiros.

O Nordeste concentra o maior número de pessoas beneficiadas pelo Mais Médicos, que atinge mais de 1,4 milhão de pessoas na região. Do total de médicos em atividade, 40% estão alocados nos estados nordestinos, com destaque para Bahia e Ceará que, juntos, reúnem 205 profissionais com capacidade para cobrir mais de 707 mil pessoas.

No Norte, onde 20% dos profissionais estão atuando, o programa atinge cerca de 740 mil pessoas. No Sudeste, a iniciativa já chega a mais de 585 mil pessoas e, no Sul, mais de 480 mil, enquanto no Centro-Oeste a população beneficiada é de quase 245 mil.

INTERIOR
Os médicos da primeira etapa do programa trabalham em 577 municípios e 17 Distritos Sanitários Indígenas. As regiões mais carentes do país foram as que receberam profissionais, uma vez que 71% dos locais atendidos ficam no interior do país.

Do total de locais atendidos, 423 São cidades com 20% ou mais de sua população em situação de extrema pobreza, que possuem mais de 80 mil habitantes e menor renda per capita, além de regiões indígenas. As demais áreas atendidas são periferias de 20 capitais e 151 regiões metropolitanas.


Redação O POVO Online, com informações da Agência Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário